Projeto Pedofilia: não feche os olhos para isso promove ação voltada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

#naofecheosolhos: compartilhe e junte-se a nós nessa luta


São Paulo, 16 de maio de 2014 – Na última quinta-feira (15), o projeto Pedofilia: não feche os olhos para isso, do Instituto ABIHPEC, realizou palestra com Marcelo Ribeiro, autor do livro recém-lançado “Sem medo de falar – relato de uma vítima de pedofilia”. Na ocasião, ele contou sua história que teve início aos 9 anos de idade e percorreu até sua adolescência. “Contei para a sociedade que havia sido molestado apenas aos 42 anos. Levei 30 anos para entender o que havia acontecido. A criança tem que saber o que é isso. Quando acontecer, ela precisa saber que existe um abusador perto dela. Eu tive o apoio da minha mulher para retomar todas essas lembranças. Sem o amor dela, eu não teria conseguido”, disse Ribeiro. A iniciativa ocorreu por conta do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).

Com objetivo de aumentar a voz contra esse mal, o projeto convida a todos os brasileiros para se unirem no combate à pedofilia. Com a hashtag #naofecheosolhos, a iniciativa busca conscientizar os internautas para a importância de denunciar casos de abuso sexual. “Todos nós, por meio das redes sociais, podemos nos mobilizar para, juntos, conscientizar e combater esse mal que assombra milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo”, ressalta Carla Camporini, gerente de Comunicação da ABIHPEC.

Cláudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, lembra que “de acordo com dados divulgados pela Polícia Federal à imprensa nacional, em 2013 foram realizadas mais de 80 mil denúncias em todo o Brasil. Desse total, 134 resultaram em prisão em flagrante, o dobro do registrado no mesmo período de 2012”. O executivo destaca que esse aumento só foi – e é – possível porque a sociedade está cada vez mais empenhada em discutir e denunciar esse tipo de crime. “E, ao contrário do que muitos imaginam, com a internet, ficou mais fácil, por exemplo, identificar se uma criança está sendo vítima deste crime e até mesmo localizar o potencial pedófilo”, pontua Viggiani.

Criado em maio de 2012, o projeto Pedofilia: não feche os olhos para isso conta com uma página nas redes sociais que trazem orientações e incentivam a denúncia por meio dos órgãos competentes. Para saber mais, acesse www.facebook.com/campanhapedofilia.


Sobre o Instituto ABIHPEC

Criado a partir de uma iniciativa da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – o Instituto ABIHPEC é uma associação civil, sem fins lucrativos, tendo como missão canalizar os projetos sociais como o Pedofilia: não feche os olhos para isso, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o seu papel na vigilância e no combate à pedofilia. Por meio da disseminação de informações, o projeto busca incentivar a denúncia, colaborando assim para a queda das estatísticas referentes à pedofilia no Brasil. Outro projeto realizado pelo Instituto ABIHPEC é o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, que humaniza o apoio às mulheres em tratamento oncológico.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?