Recessão pode destruir até 4% das vagas com carteira assinada

 

RENATA AGOSTINI
DE SÃO PAULO

16/09/2015  02h00

O Brasil vive o pior momento do mercado de trabalho em quase duas décadas e caminha para um recorde histórico de destruição de vagas, segundo economistas de mercado e do próprio governo.

Em julho, o país alcançou a marca de 780 mil postos formais extintos em doze meses, a maior eliminação de vagas observada desde 1996, quando teve início a série histórica do Ministério do Trabalho.

A perspectiva de recessão acentuada neste ano indica que a destruição de postos de trabalho deve prosseguir acelerada e superar 1 milhão até o final do ano. Até hoje, o pior resultado havia sido em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, quando o país perdeu quase 580 mil vagas com carteira assinada.

EMPREGO INCERTO – Brasil caminha para recorde histórico de destruição de postos de trabalho formais

img25

Um estudo feito pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) calcula que será ceifado de 1,2 milhão a 1,6 milhão de postos em 2015.

“O empresário demora a demitir, porque o custo associado é muito alto. Vemos que o setor privado segurou o quanto pôde e então as demissões começaram a aparecer de forma generalizada. Não vemos qualquer sinal de melhora no curto prazo”, diz o economista Marcelo de Ávila, que conduziu o estudo.

O corte de vagas estimado pela Firjan significa uma contração de 3% a 4% da força de trabalho existente até o final de 2015. Em 1998, a retração no estoque de vagas formais ficou em 3%.

O cenário sombrio para os trabalhadores com carteira assinada é compartilhado por analistas de mercado e já é aceito por economistas dentro do próprio governo.

img26

Relatório sobre o mercado de trabalho feito pelo Ipea, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, afirma que frente à intensificação da crise “é possível que o ano de 2015 se encerre com uma destruição total superior a um milhão de empregos formais”. O documento foi finalizado no dia 2 de setembro.

A consultoria GO Associados projeta destruição de 1,2 milhão de vagas. A Tendências Consultoria estima que serão eliminados pelo menos 1 milhão.

“É impossível não haver um recorde negativo. É um movimento irreversível. A escalada vem sendo muito grande”, diz Fábio Silveira, da GO Associados.

O mercado calcula que a economia brasileira terá retração de 2,55% neste ano e que a produção industrial tombará 6,2%.

REVERSÃO

A diferença entre as admissões e as demissões passou a ficar negativa em fevereiro, interrompendo uma série de 15 anos com resultados positivos no acumulado em 12 meses. A análise anual é importante, pois ajuda a minorar os efeitos sazonais e torna a avaliação mais precisa.

Mesmo com a crise global de 2008, que foi acompanhada de uma onda de demissões, o país seguiu gerando empregos. O pico foi alcançado em agosto de 2010, último ano do governo Lula, quando 2,8 milhões foram criados em doze meses.

Durante o primeiro mandato de Dilma, os resultados foram sempre menores do que os do ano anterior.

Fonte: Folha

 

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?