Regulamentação: produtos de HPPC de categoria grau 2, passíveis à registro, voltam ao papel

Após reunião realizada nesta terça-feira (2), em Brasília, entre integrantes da ABIHPEC e da diretoria da Anvisa, foi informado que os produtos de categoria Grau 2, passíveis de registro, voltam a ser peticionados via sistema DATAVISA. Com isso, as categorias – protetor solar, repelentes de insetos, produtos infantis, alisantes capilares e gel antissépticos para as mãos – retornam ao protocolo físico, em decorrência dos contínuos problemas técnicos apresentados no sistema eletrônico.

“Neste momento de crise do mercado nacional, com queda de 7% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao primeiro trimestre de 2014, o retrocesso acarretará em desvantagens significativas para a indústria de HPPC, inclusive econômicas. A ABIHPEC investiu recursos no sistema eletrônico e a decisão foi tomada sem discussão com a entidade”, disse o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio, relatando sua decepção com a Anvisa. “Essa decisão terá repercussões ruins e irá gerar muita insatisfação para o setor”, finalizou.

De acordo com a equipe da Anvisa, o Sistema Eletrônico de Cosméticos será reutilizado quando estiver funcionando perfeitamente. Em paralelo, também será trabalhada a construção de uma nova plataforma eletrônica e a correção dos erros existentes da versão atual.

Em breve será publicado no site da Anvisa informações em relação aos detalhes desta alteração e também uma lista dos processos de registro que se encontram em análise da Gerência Geral de Cosméticos.




Comments

Open chat
Como posso te ajudar?