“O mercado de produtos para pele é exigente e desafiador”, disse a dermatologista Flávia Addor

Evento reuniu especialistas e representantes da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para tratar do desempenho e tendências do segmento

A ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos realizou na última quinta-feira (23/6), um workshop sobre o mercado de produtos de produtos para pele no Brasil e no mundo. Daniel Oliveira, gerente de inteligência de mercado da entidade e Flávia Addor, médica dermatologista diretora da Medcin conduziram as apresentações sobre mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), em especial sobre os desafios e tendências para este segmento.

Overview do mercado

Um dos principais consumidores para produtos de HPPC, o Brasil é responsável 7,1% do consumo mundial, além de representar 50% do mercado na América Latina e México.

“2015 foi um ano turbulento para o Brasil e, assim como todos os setores, sofremos com a recessão econômica. Fechamos o ano com a primeira retração em 23 anos ”, comenta Daniel Oliveira.

Turbulências à parte, a categoria de produtos para a pele tem grande oportunidade de crescimento no Brasil. Hoje em dia, cremes anti-idade e produtos para o controle da acne estão entre os preferidos dos brasileiros.

“O segmento tem uma vasta linha de produtos que vêm ganhando o gosto do consumidor, tais como os clareadores – que ajudam no tratamento de manchas de pele e os multifuncionais que agregam várias funções em um só”, finaliza Daniel.

Tendências em um mercado desafiador

O mercado de produtos para pele, no Brasil e no mundo, é exigente e desafiador. A dermatologista Flávia Addor conta que o consumidor que decide investir em cuidados com a pele tem um perfil mais desconfiado. “Se o consumidor vai dispensar dinheiro para esse segmento de produtos ele vai querer que os resultados sejam extremamente eficientes e com uma resposta sensorial excelente”. Em outras palavras, não basta ser um produto inovador, ele tem que ter capilaridade no mercado e ser reconhecido como algo que funciona de verdade.

Flavia aponta as principais tendências para o segmento como cremes para o corpo com ação firmadora, que estão em franco crescimento, assim como produtos para acne para mulheres entre 30 e 45 anos. Além disso, os produtos para a pele prescrevidos por médicos também tendem a crescer nos próximos anos.

“A experiência sensorial desses produtos é o ponto chave que fideliza o consumidor. Em épocas de crise econômica como a que estamos vivendo, estes produtos tornam-se pequenos prazeres para o cuidado com o corpo e com a autoestima. E é por esse motivo que a experiência sensorial é tão importante” finaliza a dermatologista.

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