Campanha alerta população de Itu sobre coleta seletiva

O programa Dê a Mão para o Futuro, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Cooperativa de Materiais Reciclados de Itu (Comarei), uma nova etapa da Campanha de Coleta Seletiva, cujo objetivo foi a conscientização da população para a correta separação do material reciclável.

Os moradores receberam entre os dias 7 a 18 de março a visita da equipe do programa e dos próprios cooperados, que circularam nas ruas de Itu entregando folhetos de caráter educativo e imãs de geladeira, para que a população possa identificar em qual dia da semana o caminhão de coleta seletiva passará.

“O programa “Dê a Mão para o Futuro” visa criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem de resíduos e contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro”; explica Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC.

A Cooperativa recebeu do programa o equipamento necessário para incrementar sua capacidade produtiva, e também capacitação dos cooperados que trabalham no galpão.

A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem como objetivo evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti. Com a destinação correta, será possível reduzir o aparecimento de novos focos.

Os bairros contemplados pela campanha são os que apresentaram maior necessidade de conscientização de seus moradores para a separação dos resíduos sólidos. Entre eles, estão: Jardim Agarussi, Vila Roma, Alberto Gomes, Santa Teresa, Jardim Padre Bento e Potiguara.

A iniciativa está relacionada à necessidade do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos em buscar soluções viáveis para o gerenciamento das embalagens pós-consumo e também em contribuir para o aumento dos índices de reciclagem no Brasil.

Para tanto, o programa Dê a Mão para o Futuro, realizado com o apoio da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Ind.) e da ABIPLA (Associação Brasileira Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), foi apresentado ao Ministério do Meio Ambiente afim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Mais informações: http://maoparaofuturo.org.br/

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?