“De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” realiza primeira oficina de automaquiagem no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

DBCVC

Em uma sala do Beneficência Portuguesa de São Paulo, 16 mulheres em tratamento oncológico aguardavam ansiosas pela chegada do projeto De Bem com Você – a Beleza contra o câncer, que teve seu lançamento neste hospital em 29 de julho, na capital paulista.

A iniciativa, coordenada pelo Instituto ABIHPEC – braço de responsabilidade social da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ensinou oficinas de automaquiagem às pacientes, a fim de melhorar a autoestima, a valorizar a beleza e a contribuir com o bem-estar.

Na ocasião as pacientes demonstraram, entre sorrisos e interação entre elas, satisfação em fazer parte desta iniciativa. “O projeto trouxe alegria para mim.  Há muito tempo não me maquiava e hoje senti felicidade e um olhar mais brilhante”, disse emocionada Ana Cristina de Almeida Silva, uma das participantes do projeto.

“Quando você se vê sem cabelo e sem sobrancelha, durante um tratamento debilitante, você se sente feia e desanimada. O projeto traz vida, incentiva, ensina e dá ânimo. Quando me olhei no espelho e me vi bonita, maquiada, com a pele viçosa, foi maravilhoso”, conta Adriana da Silva Martins que participou da oficina a convite da amiga Idelmice Amaral da Rocha. “Quem está passando por esse tratamento, enfrenta momentos difíceis, de tristeza. Então, quando soube que teria uma oficina de automaquiagem, fiquei muito animada e contei os dias para chegar. Participar deste projeto foi uma autoestima a mais para a todas nós”, conta Idelmice.

Walquiria Aparecida de Silva, ou Wal Silva, como gosta de ser identificada, também participou pela primeira vez de uma oficina do projeto e conta como a maquiagem ajuda diariamente em sua autoestima. “A beleza, para quem está doente, é muito importante. Quando passamos pelo tratamento, a aparência fica abatida, então, ao se olhar no espelho, o reflexo da doença é assustador. Por esse motivo, é importante trabalhar a autoestima. Todos os dias eu passo um batom colorido, coloco minha peruca e aplico uma maquiagem bem forte. Não tenho cílios, então disfarço. Ninguém percebe”, ri ao explicar seus hábitos diários.

O “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” não impactou apenas as participantes. Paulo Lázaro Moraes, médico radioterapeuta do hospital Beneficência Portuguesa, disse que projetos como esse mudam a vida das pacientes. “Elas passam a se reconhecer melhor depois de um tratamento difícil e começam a ter uma autoestima mais elevada, o que é muito importante para o tratamento”, explica.

Segundo ele, o aumento da autoestima é capaz de melhorar até mesmo o sistema imunológico contribuindo para defender o organismo contra o câncer: “Essas pacientes têm mais chance de ter um melhor resultado na batalha contra a doença”, completa.

Claudine Duarte, que faz parte do projeto há dois anos como voluntária, disse ser transformador ajudar ao próximo. “Faço trabalho voluntário há alguns anos e me sinto satisfeita e completa. Muitas dessas pacientes nunca se maquiaram, outras não têm acesso a esses produtos, então eu me sinto feliz em vê-las felizes. Além disso, os momentos que passamos por aqui são sempre maravilhosos”.

As oficinas devem acontecer mensalmente no hospital Beneficência Portuguesa e contarão com a colaboração voluntária de maquiadores profissionais. O projeto tem o patrocínio de empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos que, além de suporte financeiro, doam produtos para utilização nas oficinas, realizadas em hospitais que atendem predominantemente pacientes da rede pública de saúde. Os atendimentos têm o apoio da Sociedade Brasileira de CancerologiaSociedade Brasileira de Dermatologia, entre outros.

Desde que o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” foi criado, em 2011,  o Instituto ABIHPEC vem promovendo o crescimento que, já em 2016, deve atingir a marca de cerca de 3.500 pacientes. Atualmente o projeto está presente em 27 hospitais, localizados na cidade São Paulo e na Grande São Paulo (Guarulhos, Sorocaba, Marília, Santos, Pariquera-Açu, São José dos Campos, Campinas e Barretos); e nos Estados da Bahia, Paraná, Minas Gerais e Fortaleza.

Clique aqui e confira a galeria completa de fotos.

Sobre o Instituto ABIHPEC

Criado em dezembro de 2013, o Instituto ABIHPEC é uma iniciativa da ABIHPEC para canalizar projetos da área de responsabilidade social do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Associação civil, sem fins lucrativos, está aberto para empresas de todos os segmentos e representantes da sociedade civil interessados em integrar o quadro de associados – desde que tenham afinidade com as causas defendidas pelo Instituto ABIHPEC. Atualmente, o Instituto conta com dois projetos: o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer e o “Pedofilia: não feche os olhos para isso”.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?