Indústria brasileira de HPPC quer ampliar participação no mercado norte-americano

As empresas do Beautycare Brazil – realização da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – se preparam para dois importantes eventos do setor nos Estados Unidos. Entre 24 e 26 de julho, acontece a 14ª edição da Cosmoprof North America Las Vegas e, nos dias 7 e 8 de setembro, Nova York será o palco da in-cosmetics North America.

Com importantes ações comerciais na programação e expectativas de crescimento nos negócios com os norte-americanos, o Beautycare Brazil realizou recentemente um Workshop sobre este mercado, realizado na sede da ABIHPEC, em São Paulo. Na ocasião foram apresentadas informações técnicas sobre as relações comerciais com os Estados Unidos e detalhes sobre comportamento de consumo no destino.

Rafaella Villemor, analista de Assuntos Regulatórios da ABIHPEC, ministrou palestra sobre o panorama de regularização sanitária para produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos nos Estados Unidos, explicando questões importantes, entre elas, a atuação do FDA – Food and Drug Administration e as possíveis classificações de um produto como cosmético, medicamento ou, ao mesmo tempo, cosmético e medicamento.

Gueisa Silvério, gerente do Beautycare Brazil aproveitou a oportunidade para reforçar as diferenças entre os mercados brasileiro e norte-americano e alertar sobre penalidades aplicáveis pelo descumprimento das legislações sanitárias e regulatórias dos países, o que pode implicar desde a obrigatoriedade de retirada de produtos do mercado até a penalidade cível.

Complementando a parte técnica da programação, Ricardo de Nobrega, gerente de Comércio Exterior da ABIHPEC, falou sobre atuais acordos e possíveis evoluções nas relações comerciais entre os dois países.

Os participantes também puderam conhecer melhor hábitos locais de consumo. Gerente da Euromonitor, Sabrina Kinckle revelou tendências e prospectos do mercado norte-americano de beleza e cuidados pessoais. Entre os destaques apresentados está o crescimento das vendas de produtos premium neste país, que alcançou US$ 20 bilhões em 2011 e US$ 23 bilhões em 2015, além das perspectivas de chegar a US$ 28 bilhões em 2020, representando, respectivamente, 32%, 34% e 37% do resultado total.

Encerrando a programação, Daniel Oliveira, gerente de Inteligência de Mercado da ABIHPEC, compartilhou dados sobre o comportamento de consumo nos Estados Unidos. A partir dos índices apontados no Workshop, o público participante pôde conhecer melhor os hábitos de compra e uso de diferentes linhas de esmaltes e produtos para cabelo e pele.

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