Inovação além da Ciência e Engenharia foi tema de Workshop ITEHPEC

Com o objetivo de apresentar ao setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos quais são as similaridades e diferenças nos processos de inovação, o Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC) promoveu, em São Paulo, o Workshop “Inovação além da Ciência e Engenharia”. O encontro, ministrado por André Chieffi, gerente de Pesquisa da Procter & Gamble, reuniu cientistas e pesquisadores responsáveis pelo gerenciamento de departamentos de P&D e implementação de inovação de HPPC e farmacêuticas.

Entre os temas apresentados, Chieffi explicou as diferenças entre a Inovação Contínua, que tem a menor influência em se tratando de romper padrões estabelecidos, ou seja, requer a inclusão no mercado de um produto que tenha sofrido alterações; e a Inovação Descontínua, que envolve a introdução de um produto inteiramente novo, demandando que os consumidores adotem novos padrões de comportamento.

Quando questionado sobre qual era o melhor caminho para a empresa inovar, Chieffi respondeu “Navegar é preciso e inovar não é preciso no sentido de precisão, ou seja, inovar não tem receita, porque justamente não é preciso. O que é necessário ser feito é que o profissional verifique em seu set de habilidades alguns gaps e, uma vez que o gap está reconhecido, busque adquirir conhecimento e uma nova habilidade que ajudará em sua carreira”, afirmou o executivo.

De acordo com Thatiane Ramos Ribeiro, analista de Pesquisa Aplicada da Symrise, neste workshop foi possível compreender melhor sobre o significado da inovação. “Foram abordados tópicos do que é preciso para melhorar a produtividade de uma empresa e como é importante mudarmos o nosso próprio comportamento, buscando mais conhecimento e mais comprometimento, além de ter uma inteligência emocional boa para conseguir inovar”, disse a profissional.

“O objetivo do ITEHPEC foi mostrar que a Inovação vai muito além da Ciência e Engenharia. Envolve, por exemplo, aspectos cognitivos para o entendimento do perfil dos profissionais envolvidos para balancear as diferentes habilidades e funções necessárias no processo de inovação, oferecendo maior percepção à empresa ao alocar profissionais com os mais diversos perfis nos seus projetos”, finalizou Marina Kobayashi, gerente de Inovação do ITEHPEC.

Sobre o ITEHPEC

O ITEHPEC é instituição criada pela Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), com a missão de promover e incentivar a inovação na Indústria de HPPC, dentro de padrões de excelência, visando o aumento da competitividade e o crescimento sustentável das empresas. O Instituto tem atuado na prospecção de oportunidades de negócios em inovações para o segmento, na antecipação de tendências, na geração de conhecimento e integração de recursos disponíveis às necessidades das empresas; criando oportunidades de agregação de valor aos produtos do setor.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?