ITEHPEC realizou o 1° Congresso de Inovação para o setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos

Evento apontou as tendências para o setor e inspirações para o desenvolvimento de produtos mais competitivos

O Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC), braço de inovação da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), realizou o 1º Congresso de Inovação, nos dias 2 e 3 de maio, em São Paulo.

Com o tema “Inovação brasileira em um mercado globalizado”, o evento teve como objetivo destacar as grandes tendências em inovação e tecnologias para inspirar o desenvolvimento de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) cada vez mais competitivos.

Diante da necessidade crescente de oferecer itens com qualidade e que cabem no bolso do consumidor brasileiro, o presidente do ITEHPEC, João Carlos Basilio, explica que lançamentos no setor motivam o consumidor a ir às compras e a buscar inovação. “Mais de 40% do faturamento do setor é resultado de lançamentos, o que comprova a importância de ampliar o portfólio de produtos incorporando a inovação”, disse Basilio.

A partir de conferências, palestras e mesas redondas sobre Gestão da Inovação e Sustentabilidade, Embalagem, Mercado e Tecnologia, o congresso contou com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais do setor de HPPC.

Na ocasião foram apresentados cases de sucesso de empresas, como a 3M e Natura, que alavancaram a inovação de forma sustentável ao estimular a criatividade, o intra-empreendedorismo, bem como a geração de valor compartilhado. A sustentabilidade e a responsabilidade ambiental também foram abordadas como fatores primordiais para a promoção da inovação.

Os especialistas Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens; Alex Bigeli, diretor da The LabInternacional; Olivier de Saignes; vice-presidente em Vendas e Marketing de Perfumaria e Cosméticos da SGD; e Marcos Quimenton, diretor geral da Packaging Solutions debateram as tendências de embalagens no setor no Brasil e no mundo. Eles comentaram o potencial das embalagens inovadoras no favorecimento, aceitação e no sucesso de um produto e pontuaram que consumidor busca mais que um simples produto, ele quer viver uma experiência.

O segundo dia do 1º Congresso de Inovação focou em analisar o mercado de HPPC. Os palestrantes comentaram como é possível mensurar as emoções do consumidor, explicaram o que é a inovação reversa e o papel dos canais de comercialização para aumentar o retorno investido em inovação. Também abordaram os desafios do mercado externo e como o produto brasileiro é visto lá fora.

Marina Kobayashi, gerente de Inovação do ITEHPEC, destaca que o congresso tratou das grandes tendências em inovação e tecnologias visando inspirar o desenvolvimento de produtos cada vez mais competitivos. “Durante os debates e discussões no Congresso, foram reunidos elementos para a construção de diretrizes para o desenvolvimento do setor; os aspectos relevantes apontados pela indústria cosmética; bem como as recomendações visando ao aumento de sua competitividade” comenta.

Ao longo do ano o setor continuará enfrentando os desafios consequentes da crise econômica e política. “Neste cenário, as empresas que têm a inovação como principais elementos de sua estratégia vão sair da crise ainda mais fortalecidas” complementa Marina.  A inovação é um imperativo e deve continuar sendo um dos pilares estratégicos da Indústria de HPPC para alavancar seu crescimento sustentável. Por essa razão, o setor tem papel destacado na economia, sendo um dos que mais investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Sob essa perspectiva, o ITEHPEC vem empreendendo cada vez mais para promover a inovação junto às empresas da cadeia de valor; buscando estratégias competitivas para ajudar as empresas a vencer a crise e ganhar mercado; visando, acima de tudo, ao aumento da competitividade.

O 1º Congresso de Inovação contou com os patrocínios da BASF (prata) e Symrise e Wheaton Brasil (bronze), e o apoio da ABIHPEC, Beautycare Brazil e Apex Brasil.

Sobre o ITEHPEC

A missão do ITEHPEC é promover e incentivar a inovação na Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), dentro de padrões de excelência, visando o aumento da competitividade e o crescimento sustentável das empresas. O Instituto tem atuado na prospecção de oportunidades de negócios em inovações para o segmento, na antecipação de tendências, na geração de conhecimento e integração de recursos disponíveis às necessidades das empresas; criando oportunidades de agregação de valor aos produtos do setor.

O ITEHPEC conta com um Conselho Científico-Tecnológico constituído por pessoas de ilibado conceito, elevada cultura e comprovada experiência nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação e que tem um papel fundamental no estabelecimento de diretrizes para o desenvolvimento sustentável do setor. As discussões do Conselho estão orientadas para a estratégia de evolução do setor no campo da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, construindo-se, a partir de suas recomendações, um Programa de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de HPPC.

 

 

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