Manaus adere ao programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Prefeitura do Município de Manaus realizaram em 07 de agosto, a cerimônia para anunciar parceria no Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda. A solenidade para assinatura do termo de adesão contou com a participação de Arthur Virgílio, prefeito de Manaus; Paulo Ricardo Rocha Farias, Secretário Municipal de Limpeza Urbana; João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC; Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC; Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI e Livia Reis, representante da ABIPLA.

O “Dê a Mão para o Futuro” é desenvolvido pela ABIHPEC, em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA), e com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI). As ações de responsabilidade socioambiental visam criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem e contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.

Em Manaus, quatro cooperativas farão parte desta iniciativa:  Associação Central dos Catadores de Materiais Recicláveis (Recicla Manaus); Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (COOPCAMARE); Eco Cooperativa de Industrialização de Materiais Recicláveis do Amazonas; e Rede de Catadores e Reciclagem Solidaria (Eco-Recicla do Amazonas)

O Programa Dê a Mão para o Futuro busca atender os seguintes objetivos:

  • Colaborar com a melhoria do panorama nacional em relação à correta destinação de resíduos sólidos urbanos, ajudando a reduzir o volume de materiais recicláveis que seriam destinados aos aterros.
  • Viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo por meio de ampliação e melhoria da coleta, triagem, beneficiamento, valorização e comercialização.
  • Desenvolver ações destinadas a apoiar programas de geração de trabalho e renda e que promovam a inclusão social, a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis, desenvolvendo Programas integrados e sustentáveis.
  • Oferecer aos geradores de resíduos sólidos (toda a sociedade), uma opção adequada de gerenciamento de seus resíduos.
  • Oferecer aos recicladores e/ou indústrias transformadoras, matérias-primas devidamente coletadas e processadas.

Sobre o programa Dê a Mão para o Futuro

O Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC, em parceria com a ABIPLA e com a ABIMAPI, como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O projeto piloto foi implantado em 4 municípios do Estado de Santa Catarina e atualmente está presente em mais de 56 municípios.

Mais informações: http://maoparaofuturo.org.br/

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?