Nanotecnologia para produtos capilares foi tema de curso promovido pelo ITEHPEC

O evento reuniu os renomados representantes da indústria para falar sobre as aplicações de nanotecnologia no segmento de cabelos

O Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC) realizou em 23 de junho, em São Paulo, o primeiro curso sobre nanotecnologia para produtos capilares. Reconhecida como a “ciência do milênio”, a nanotecnologia veio para revolucionar o universo de produtos do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC).

Conduzido pela professora doutora Silvia Guterres, integrante do Comitê Consultivo para a área de nanotecnologia do Ministério da Ciência e Conselheira do ITEHPEC, o curso tratou das possibilidades de aplicações da nanotecnologia no universo de HPPC, voltados aos produtos capilares.

“Podemos desenvolver uma série de produtos a partir de nanopartículas. Um antioxidante, por exemplo, pode ter sua nanopartícula aplicada para gel de cabelos, cremes, xampus, entre outros”, comenta a pesquisadora.

Como a tecnologia ainda é pouco explorada no Brasil, há um vasto leque de oportunidades de desenvolvimento para a aplicação no setor. Representantes da indústria presentes no evento ficaram impressionados com as diversas possibilidades apresentadas pela pesquisadora. “A temática escolhida para este curso contribui para competitividade mercadológica e diferencial no setor”, comentou Silas Monteiro, pesquisador da Natura.

Segundo Rosely da Cruz, pesquisadora da Coferly, a nanotecnologia contribuirá significativamente para o futuro do setor de HPPC. “A tecnologia vem crescendo e contribuindo para o desenvolvimento de produtos. Eventos como este do ITEHPEC agregam para a evolução da inovação em nosso setor” explicou.

Para Marina Kobayashi, gerente de Inovação do ITEHPEC, “as iniciativas do Instituto procuram trazer o que há de relevante no campo da inovação e tecnologia para a indústria de HPPC, sempre buscando atender às diferentes demandas de empresas com diferentes graus de maturidade em inovação”, finalizou a executiva.

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