Programa “Dê a Mão para o Futuro” assina Termo de Cooperação com a Rede de Comercialização Zona Sul

20160811_110800

Uma solenidade realizada na sede da Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 11 de agosto, oficializou a assinatura do Termo de Cooperação para implementação do “Dê a mão para o futuro: reciclagem, trabalho e renda” na Rede de Comercialização Zona Sul, composta por 13 cooperativas de São Paulo. Na ocasião também foi firmado o contrato de prestação de serviços com a Instituição Capacitadora Gaia Social.

No encontro estiveram presentes João Carlos Basilio; presidente executivo da ABIHPEC; Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da Entidade, além de profissionais das cooperativas que estavam representados por Telines Basilio do Nascimento, presidente da Rede Sul.

O Termo de Cooperação atende à Lei Federal nº 12.305/2010 e ao Decreto nº 7.404/2010, os quais tratam da responsabilidade compartilhada para a logística reversa entre as empresas fabricantes, o município e a população. De acordo com Basilio, o “Dê a Mão para o Futuro” não apenas contribuí com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro, mas também cria oportunidades de trabalho, desenvolve e gera mais renda aos que vivem da reciclagem. “Estamos dando mais um passo para avançar com este programa, gratos pela implantação na Rede Sul e honrados em colaborar com o desenvolvimento das cooperativas e dos profissionais que ali trabalham”, afirmou o presidente executivo da ABIHPEC.

Durante o encontro, os participantes se apresentaram e demonstraram muita satisfação com o apoio do programa. Mara Lucia Sobral, coordenadora da Cooperativa Granja Julieta, disse que a iniciativa é muito importante também em relação à valorização com o trabalho do catador.

“Ainda somos tratados com discriminação e preconceito, mas muitos não sabem que dentro de cooperativas existem mulheres e homens empoderados. Estou realizada com o apoio do programa, pois são poucos que tiveram outro olhar e conseguiram nos enxergar além do lixo”, ressaltou Maria, catadora de papelão há mais de 20 anos, passou parte da infância morando na rua e transformou o lixo de São Paulo no sustento de sua família.

Ao final do evento, Nascimento, mais conhecido como Carioca, disse emocionado: “a nossa missão é transformar vidas com negócio sustentável”. Segundo ele, a intenção desde o início da Rede Sul é associar mais cooperativas e promover conhecimento, porque existe um déficit não apenas de equipamentos e maquinários, mas também de gestão de negócio.

“A nossa principal função para a comunidade é gerar emprego e renda, por meio da preservação do meio ambiente, e que as pessoas que ali trabalham tenham dignidade e orgulho daquilo de fazem. Então, com o projeto Rede 2020, em que o nosso principal e primeiro parceiro é o “Dê a Mão para o Futuro”, temos a esperança de alcançarmos as nossas metas e, por isso, o grupo está tão motivado, pois é um sonho que compartilhamos há anos”, finalizou o líder da Rede Sul.

As cooperativas participantes da Rede de Comercialização Zona Sul:

  1. Cooperativa de Trabalho e Produção, Coleta, Triagem, Beneficiamento e Comercialização de Materiais Recicláveis da Capela do Socorro;
  2. Cooperativa de Catadores Seletivos Parque Cocaia;
  3. Cooperativa de Produção, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis da Granja Julieta-nossos Valores;
  4. Cooperativa de Produção, Coleta de Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis. “Projeto Pantanal”;
  5. Cooperativa de Produção, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis da Miguel Yunes-Coopermyre;
  6. Cooperativa de Trabalho, Produção e Prestação de Serviços dos Catadores Autônomos de Materiais Reaproveitáveis Coopere;
  7. Cooperativa de Coleta Seletiva Cuidando da Renovação Ambiental Local;
  8. Cooperativa de Trabalho, de Produção e Coleta Seletiva, Comercialização de Reciclados dos Catadores de Parelheiros;
  9. Cooperativa de Trabalho Rainha da Reciclagem;
  10. Cooperativa Santo Expedito de Coleta e Manuseio de Recicláveis;
  11. Cooperativa Aliança de Coleta e Manuseio de Recicláveis São Judas Tadeu;
  12. Cooperativa de Serviço e Produção de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Nova Odessa;
  13. Cooperativa de Trabalho Recicla Monte Mor.

O programa “Dê a mão para o Futuro” é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental, desenvolvido pela ABIHPEC, em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?