Reunião do Fed e indústria do Brasil são destaques na próxima semana

Data: 07/09/2012 Veículo: UOL

SÃO PAULO – Dentro da agenda do investidor para a segunda semana de setembro, o destaque na agenda norte-americana fica por conta da decisão de política monetária nos EUA, através do encontro do Fomc (Federal Open Market Comittee). Vale destacar ainda o discurso do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, que será realizado na quinta-feira (13). Além disso, serão divulgados os índices de preços ao produtor e consumidor e dados sobre a produção industrial.

No cenário doméstico, investidores devem prestar atenção aos indicadores sobre a inflação nacional e à pesquisa mensal do comércio. Já na China, durante a semana, será divulgada a balança comercial referente ao mês de agosto e o valor dos investimentos estrangeiros diretos referentes ao mesmo mês.

Entretanto, os encontros realizados na zona do euro serão o principal vetor para os investidores durante a semana. Na quarta-feira, a União Europeia divulgará proposta para Supervisor Bancário Único, enquanto o Tribunal Constitucional da Alemanha julgará o fundo de resgate aos países do bloco em dificuldades financeiras.

Na sexta-feira, haverá o encontro entre os ministros das finanças do bloco econômico e será apresentada a proposta da Grécia de cortes orçamentários para resgates financeiros.

> Segunda-feira (10/9)

– Brasil

8h00 – A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) referente a primeira quadrissemana de setembro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h30 – O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente a última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

– EUA

16h00 – O Federal Reserve divulga o Consumer Credit referente ao mês de julho, com objetivo de medir o total de crédito ao consumidor.

– China

O governo chinês divulga o Indicador Industrial de Produção Industrial de agosto, que mede o nível de crescimento da atividade do setor no país.

Será divulgado ainda o Indicador de Vendas no Varejo de agosto, divulgado mensalmente pelo governo da China e que mede o nível da atividade do setor.

> Terça-feira (11/9)

– Brasil

8h00 – A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) do primeiro decênio de setembro, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

– EUA

9h30 – Destaque também ao trade balance (balança comercial) com base no mês de julho, que mede a diferença entre os valores das importações e exportações realizadas pelo país.

> Quarta-feira (12/9)

– Brasil

7h00 – A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apresenta o IPC referente a terceira quadrissemana de setembro. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

9h00 – O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentará a Pesquisa de Emprego Industrial de julho, relatório que trata de mão-de-obra e rendimento do trabalho no Brasil.

– EUA

9h30 – Serão apresentados o Export Prices e o Import Prices, ambos do mês de agosto. Os índices excluem de suas bases a produção agrícola e as cotações do petróleo, respectivamente.

11h00 – Sai o Wholesale Inventories de julho, relatório que contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista.

11h30 – Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante indicador para os mercados da commodity, tendo em vista o peso do páis sobre a demanda global do produto.

Destaque também para o primeiro dia da reunião do Fed, quando o colegiado se reúne para discutir as principais diretrizes econômicas do país.

> Quinta-feira (13/9)

– Brasil

9h30 – O IBGE apresenta a Pesquisa Mensal do Comércio de julho, que acompanha a evolução da atividade comercial no Brasil, com indicadores calculados para cada região do País.

– EUA

9h30 – O Departamento de Trabalho publica os números do PPI (Producer Price Index) e de seu núcleo, que descrevem os preços praticados por produtores durante o mês de agosto.

9h30 – Confira ainda o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

13h30 – O Fomc (Federal Open Market Committee) define o rumo da taxa de juro norte-americana em seu segundo dia de reunião.

15h00 – O Departamento de Tesouro norte-americano fornece os dados de agosto do Treasury Budget (orçamento governamental).

> Sexta-feira (14/9)

– Brasil

Não serão divulgados indicadores relevantes no País neste dia.

– EUA

9h30 – O principal destaque fica com o indicador Retail Sales referente ao mês de agosto, que mede as vendas totais do mercado varejista, deretasconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.

9h30 – Atenção para a divulgação do CPI (Consumer Price Index) e de seu núcleo, que mensuram os preços ao consumidor referentes ao mês de agosto.

10h15 – Destaque também para os números do setor industrial do mês de agosto, descritos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.

10h55 – A Universidade de Michigan publica a preliminar do Michigan Sentiment de setembro, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.

11h00 – O Business Inventories reporta o nível de vendas e de estoques das indústrias, além dos setores de atacado e varejo durante o mês julho.

Como começa a semana subsequente?

> Segunda-feira (17/9)

– Brasil

7h00 – A Fipe apresenta o IPC referente a terceira quadrissemana de setembro. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

8h00 – A FGV revela o IGP-10 (Índice Geral de Preços – 10) do mês de setembro. O índice, que é formado por um conjunto de parâmetros de inflação, registra os preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

8h00 – A fundação anuncia ainda o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) referente à segunda quadrissemana de setembro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h30 – O BaCen revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

15h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial semanal, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Haverá também o vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&FBovespa.

– EUA

9h30 – Já o Fed de Nova York apresenta o NY Empire State Index referente ao mês de setembro. Esse índice tem como intuito medir a atividade manufatureira no estado, um dos principais do país.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?