São Paulo e Rio estão entre as cidades mais caras do mundo

 

DE SÃO PAULO

São Paulo é a 43ª cidade mais cara do mundo para se viver, de acordo com uma pesquisa do banco suíço UBS. A capital paulista subiu uma posição em relação ao último estudo, de 2012. Zurique e Genebra encabeçam o ranking deste ano.

O Rio de Janeiro, a outra cidade brasileira incluída na amostra, figura em 45º lugar. O cálculo não contabiliza o valor dos aluguéis. Ambas estão à frente de capitais como Lisboa, Moscou, Cidade do México e Santiago. Em níveis salariais, o Rio permanece na mesma 45ª posição e São Paulo, na 38ª.

O estudo também utilizou referências globais de consumo, como BigMacs e iPhones, para calcular quantas horas de trabalho seriam necessárias para adquirir estes produtos nas diferentes cidades.

Em São Paulo, são necessárias 109 horas para comprar o último modelo do telefone. Os cariocas precisam trabalhar 20 horas a mais para comprar o mesmo iPhone 6.

Em Kiev, considerada a capital mais barata da Europa, é preciso trabalhar 627 horas para comprar o aparelho. Um trabalhador de Zurique, a cidade mais cara, necessita de apenas 20 horas. A diferença de rendimento salarial entre ucranianos e suíços pode chegar a 23 vezes.

Em relação à despesa total em bens e serviços, os brasileiros gastam cerca de 75% a menos que os moradores de Zurique e pelo menos 60% a mais que os ucranianos.

As diferenças no ranqueamento das cidades em relação à pesquisa anterior levam em consideração a inflação nos países e a taxa de câmbio em relação ao dólar, que também pode flutuar por conta de decisões na política monetária e acontecimentos políticos locais.

A pesquisa foi feita entre o final de março e o início de abril deste ano em 71 cidades. Uma cesta de 122 produtos básicos, convertida das moedas locais para o dólar, foi usada como referência.

A capital venezuelana, Caracas, que foi 9º lugar em 2012, não foi incluída no levantamento mais recente devido à “situação política e econômica complexa no país”, segundo relatório do estudo.

img33

Fonte: Folha

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?