São Paulo ganhará 40 centros de triagens de resíduos para logística reversa







A população de 35 municípios paulistas ganhará centro de triagens para resíduos urbanos. Ao todo serão 40 centros instalados em uma parceria entre a iniciativa privada e o Governo do Estado de São Paulo.

Nesta quinta-feira, 1º de agosto, foi assinado um acordo para ampliar o Programa de Responsabilidade Pós-Consumo de Embalagens, o projeto “Dê a Mão para o Futuro”. A assinatura aconteceu às 10h30, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA.

Na ocasião, o secretário estadual de Meio Ambiente Bruno Covas, o presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Otávio Okano, o vice-presidente da CETESB, Nelson Bugalho, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), João Carlos Basílio da Silva, o Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA), Marcos Gustavo Angelini, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (ABIMA), Cláudio Zanão, representante da UNILEVER ALIMENTOS, Juliana Marra e Andrea Barroso de Salgueiro Pinto Cruz Lima, assinam um aditivo ao “Termo de Compromiss para Responsabilidade Pós-Consumo de Embalagens de Produ tos de Higiene Pessoal, Perfumaria, Cosméticos, de Limpeza e afins”. O acordo passa a atender também às embalagens pós-consumo de produtos de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados.

Para Bruno Covas a iniciativa é positiva e deve servir de exemplo para outros estados. “O projeto mostra o amadurecimento da indústria paulistana, e do quanto o setor produtivo entende o seu papel como responsável do ponto de vista ambiental”, afirma. “Hoje demos um passo muito importante para a ampliação do projeto Dê a Mão para o Futuro. Temos certeza que ele servirá de base para os outros setores industriais do país”, completa João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC.

O Dê a Mão para o Futuro é um programa de responsabilidade pós-consumo de embalagens, que tem como objetivo principal a implantação de um modelo para coleta e reciclagem de embalagens pós-consumo. O programa atua por meio do conceito de responsabilidade compartilhada, envolvendo indústria, comunidade local, associações de catadores de material reciclável e o Governo, para obter resultados reais e que atendam às exigências da PERS (Política Estadual de Resíduos Sólidos) e a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Em 2013, serão 20 municípios beneficiados com a iniciativa, que implantará 22 centrais de triagem. Em 2014, outros 15 municípios participarão da iniciativa, com 18 novas centrais construídas.

O projeto “Dê a Mão para o Futuro” tem como principio básico a responsabilidade compartilhada,  que pressupõe que, para resolver a questão da adequada destinação das embalagens pós-consumo é preciso que toda a sociedade se mobilize. Para que isso aconteça, a iniciativa envolve prefeitura, comércio, cooperativas de catadores, recicladores e consumidor final.

À ABIHPEC e aos parceiros cabe providenciar recursos financeiros para aquisição de máquinas e equipamentos para as cooperativas e capacitação dos catadores, manter o acompanhamento técnico e promover a divulgação do projeto. Já a prefeitura deve obter e manter a infra-estrutura das cooperativas, melhorar a coleta de resíduos, direcionar os materiais da coleta seletiva às cooperativas e desenvolver o programa de educação ambiental no município.

Realizar a separação e triagem dos materiais recicláveis coletados, descaracterizar as embalagens, além de atender às exigências de proibição de trabalho infantil e forçado, cuidado com a saúde e segurança, e dar acesso à informação, são algumas das obrigações das cooperativas.





Comments

Open chat
Como posso te ajudar?