Sem investimento, 17% da pequena indústria já demite em São Paulo



TONI SCIARRETTA

Pesquisa do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo) mostra que 87% das empresas do setor descartam fazer contratações nos próximos meses, sendo que 17% já iniciaram demissões em outubro para equilibrar as contas.

Em outubro de 2013, quando o segmento já enfrentava retração, 79% descartavam contratar, enquanto 12% tinham feito cortes. São os piores dados desde março de 2013, quando o Simpi iniciou a pesquisa com o Datafolha.

Diante das dificuldades, apenas 13% das empresas diziam que pretendia comprar máquinas e equipamentos, reformar ou ampliar suas instalações. Um mês antes, em setembro, 27% ainda viam possibilidade para novos investimentos, enquanto em outubro de 2013 eram 24%.

“Todos os indicadores pioraram em outubro. O ano está praticamente terminado. Para 2015, a previsão é de aumento de impostos, custos e demissões. Na melhor das hipóteses, será igual a este ano”, disse Joseph Couri, presidente do Simpi.

A pesquisa mostrou que 89% das empresas acreditam que os produtos importados têm vantagens em relação aos que fabrica, mesmo com a recente alta do dólar. Em outubro de 2013, 76% viam vantagem para os importados.

Em outubro, 22% das empresas afirmaram que deixaram de pagar algum tipo de conta em dia; em outubro de 2013, os inadimplentes eram 13%. Dos entrevistados, 33% disseram ter acesso às linhas de crédito de capital de giro dos bancos, ante 40% em outubro de 2013.

Fonte: Folha


Comments

Open chat
Como posso te ajudar?