Sorocaba inicia conscientização para coleta seletiva

Programa Dê a Mão para o Futuro distribuirá mais de 95 mil folhetos e 53 mil imãs de geladeira para alertar moradores sobre a separação do lixo

 

O Programa “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), realizado em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a ABIMAPI – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), inicia campanha de conscientização para coleta seletiva em Sorocaba, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Sorocaba (CATARES/ REVIVER).


A CATARES recebeu do programa equipamentos necessários para incrementar sua capacidade produtiva, e também recursos para a capacitação dos 61 cooperados que trabalham no galpão localizado no bairro Jardim Zulmira.


Na segunda-feira, 16, inicia-se a campanha de sensibilização da população para a correta separação do material reciclável para a coleta seletiva. Os moradores receberão a visita da equipe do programa e dos próprios cooperados, que circularão nas ruas de Sorocaba, entregando folhetos de caráter educativo e imãs de geladeira, para que a população possa identificar em qual dia da semana o caminhão de coleta seletiva passará. Ao todo, serão distribuídos mais de 95 mil folhetos e mais de 53 mil imãs.


O programa “Dê a Mão para o Futuro” visa criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos e contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.


Sobre o programa Dê a Mão para o Futuro

O Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.


Em 2006, o Projeto piloto foi implantado no Estado de Santa Catarina em quatro municípios com a parceria da Fundação Banco do Brasil e apresentou resultados surpreendentes, ultrapassando as metas estabelecidas. Com esse sucesso, o programa foi colocado em prática nos Estados do Rio de Janeiro e Paraná, visando o cumprimento de exigências legais e, atualmente está em implementação no Estado de São Paulo.


O Programa “Dê a mão para o Futuro” foi apresentado ao Ministério do Meio Ambiente a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias do setor.

Mais informações: www.maoparaofuturo.org.br


Comments

Open chat
Como posso te ajudar?