Resolução SEFAZ nº 179/2017

Prezados,

A Resolução SEFAZ nº 179/2017, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, que estabelece pauta de valores mínimos para a prestação de serviços de transporte intermunicipal e interestadual.

Esta Resolução estabelece os valores mínimos que servirão de base de cálculo para a cobrança do ICMS incidente sobre as operações de serviços de transporte intermunicipal e interestadual, sempre que o valor constante da nota fiscal ou o valor declarado forem inferiores aos constantes dos Anexos desta Resolução.

O valor mínimo que servirá de base de cálculo para cobrança do ICMS incidente nas prestações, para carga líquida ou gasosa, será o resultado da multiplicação do volume total das mercadorias pelo valor estabelecido no Anexo I, em função da distância total a ser percorrida no trajeto de ida e volta.

O valor mínimo que servirá de base de cálculo para cobrança do ICMS incidente nas prestações, para os demais tipos de carga, será o resultado da multiplicação da distância total a ser percorrida no trajeto de ida e volta pelo valor estabelecido no Anexo II, em função da espécie de veículo e do peso total das mercadorias, considerando-se também quando for o caso, os demais elementos da tabela.

Os transportadores de carga, para efeito de recolhimento do imposto decorrente das prestações que realizarem, usarão o valor efetivamente cobrado pelo serviço prestado, nunca inferior ao valor mínimo estabelecido.

Fica atribuída ao Subsecretário de Estado de Receita a incumbência de atualizar e retificar os valores mínimos que servirão de base de cálculo para a cobrança do ICMS.

Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Este assunto será incluído na Pauta da próxima Reunião do Comitê Estratégico.

Open chat
Como posso te ajudar?

Para entender o comportamento de compras durante o Dia dos Pais, a área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC está conduzindo um mapeamento detalhado sobre comportamentos, tendências e preferências de presentes para essa data especial.

Participe! A pesquisa é rápida e simples, e todas as respostas são anônimas: