Venda de produto de higiene e beleza cai até 15%

Estimativa é da associação das fabricantes; queda é maior nos produtos vendidos em franquias ou por redes de revendedoras

As vendas das fabricantes de produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos caíram de 10% a 15% em março, em base anual, devido às lojas fechadas e à menor atividade das revendedoras em diversos Estados que decretaram quarentena para frear a proliferação da covid-19. A estimativa é da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (ABIHPEC).

“Os dados do trimestre ainda estão em fase de consolidação, mas a situação não é pior porque farmácias e supermercados estão abertos”, disse João Carlos Basilio, presidente executivo da Abihpec.

Em janeiro, a entidade estimava um crescimento de 1,54% nas vendas para 2020, já descontada a inflação prevista para o período. O atual cenário vai impactar negativamente o desempenho, mas como não há previsibilidade para o fim da crise causada pela pandemia, é prematuro prever o impacto negativo. Em 2019, as vendas tiveram crescimento real de 0,69.

A entidade reúne empresas como Natura &Co, Grupo Boticário, Unilever, L’Oréal, Colgate-Palmolive, Procter & Gamble, Coty e Johnson & Johnson. Os canais de franquias e as vendas diretas têm maior representatividade nas vendas de cosméticos e perfumes, enquanto supermercados, farmácias e perfumarias têm peso maior em itens de higiene pessoal.

Basilio disse que, apesar de parte da atividade de venda direta ser digital, “a atividade social está paralisada e isso traz consequências”. “O consumo de cosméticos cai porque as pessoas estão em casa.”

Com a demanda menor por outros produtos, as fabricantes estão se concentrando na produção de álcool em gel, sabonetes líquido e em barra para serem vendidos e doados às comunidades carentes, hospitais e lares de idosos.

Na semana passada, a Natura anunciou a produção de 575 mil frascos de álcool 70% para doação nas fábricas de Cajamar (SP), em parceria com Basf, Prakolar, Avery Dennison, Raízen, Trizy, Box Print, Gráfica 43 e All4labels. O Grupo Boticário também doou em março 216 toneladas de antissépticos e sabonetes.

Outras ações estão sendo organizadas pela Abihpec e a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), como a arrecadação de R$ 3 milhões para dar apoio financeiro a 5 mil catadores de recicláveis que fazem parte de um programa de logística reversa dessas indústrias. Também serão entregues 30 toneladas de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para hospitais parceiros do Instituto Abihpec e profissionais de cooperativas de reciclagem.

Fonte: Valor Econômico

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