[:pt]Programação – VI Rodada Tecnológica Internacional[:en]Schedule – Sixth International Technology Roundtable[:]

[:pt]

Coordenação Geral: Marina Kobayashi

Coordenação Técnica: Dra. Flávia Addor

Inscreva-se aqui

PROGRAMAÇÃO

DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2011

Horário Palestra
08:30 Welcome coffee e Credenciamento
09:00 Abertura
PAINEL 1: Megatendências Moderadora: Dra. Flávia Addor, Medcin Instituto da Pele
09:15 Biodiversidade brasileira como fonte para o desenvolvimento de novos produtos cosméticos; Dr. Cristiano Soleo de Funari, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Química de Araraquara (confirmado) O Mercado cosmético brasileiro vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos, com perspectivas de continuidade de crescimento para os próximos. Este cenário favorável chama a atenção de empresas do setor e de investidores nacionais e internacionais, num mercado cada vez mais globalizado. Com isso, os players do setor cosmético têm a necessidade de ser competitivos, estando aptos, dentre outras coisas, a trazer inovações e produtos de qualidade para um consumidor cada vez mais exigente e habituado a novidades de mercado. O histórico do desenvolvimento de produtos para o bem estar humano evidencia o amplo uso de derivados da biodiversidade como fontes de componentes ativos. O Brasil abriga boa parte da biodiversidade mundial, tendo a oportunidade de utilizá-la de maneira racional para o desenvolvimento de novos produtos com grande valor agregado, como cosméticos.
09:45 Produtos  orgânicos – uma nova tendência em cosméticos?; Dr. Pedro Amores da Silva, representante INFARMED de Portugal(confirmado) Os produtos e as matérias-primas orgânicas inserem-se numa filosofia que ganha cada vez mais espaço e adeptos junto a um consumidor informado e com alto poder aquisitivo. O respeito pela preservação do meio ambiente e dos ecossistemas, incluindo as comunidades que neles desenvolvem a sua atividade, são valores bem enraizados junto aos grandes grupos nos países desenvolvidos. Todavia, esta tendência, apesar da sua importância crescente, não possui ainda um normativo internacional nem um quadro desenvolvido no ambiente regulatório brasileiro.  Iremos refletir sobre as principais tendências do mercado e os vetores de progresso de forma a posicionarmos o Brasil no cenário internacional, com suas potencialidades e pontos a serem desenvolvidos.
10:15 Nanocosméticos: uma tecnologia que veio para ficar?; Carlos Eduardo de Oliveira Praes, Gerente de Pesquisa Tecnológica do Grupo Boticário (confirmado) No mercado cosmético o dinamismo das inovações faz com que muitas tecnologias sejam tratadas como ondas, mas em alguns casos a tecnologia torna-se duradoura. Para alguns a nanotecnologia é mais uma onda e para outros é mais que uma das promessas deste século. É um sonho que pode se tornar realidade.  E veio para ficar.
10:40 Coffee Break
11:00 Sustentabilidade: diferencial sedutor ou ainda pouco compreendido?;Prof. Dr. André Carvalho, FGV-EAESP – Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo e Pesquisador do Centro de Estudos em Sustentabilidade – GVces (confirmado)
11:30 Mesa redonda
CONFERÊNCIA
12:00 O Ambiente para Inovação no Setor Cosmético: Desafios e Oportunidades; Dr. Airton Carlini, diretor da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (confirmado) Um sistema estruturado de gestão da inovação depende de quatro componentes: Pessoas – Ambiente – Processos – Tecnologia. Sem Pessoas, não se faz inovação para resultados e de modo sustentável.
12:30 Almoço
PAINEL 2: Tendências em Cosmética Ativa I Moderador: Carlos Eduardo de Oliveira Praes, Grupo Boticário
14:00 Transcompatibilidade Filogenética  para tratar o envelhecimento humano, Dr. Gilles Gutierrez, CEO da TEXINFINE, França (confirmado) Sabemos que o DNA de nossas células permaneceu praticamente inalterado desde o nascimento até o presente. O DNA é uma molécula estável. Esta estabilidade ajuda não somente manter as características fenotípicas ao longo da vida de um indivíduo, mas também a descendência humana. A evolução é parte de uma lenta transformação do genoma. No entanto, sabemos que muitos genes são melhor preservados ao longo da evolução. Da mesma forma proteínas, como HSP (heat shock proteins), aquaporinas, histonas, caderinas e etc, são mantidas inalteradas durante centenas de milhões de anos. Alguns genes são  comuns entre animais e vegetais. O envelhecimento pode ser uma deficiência de nosso corpo em manter a homeostase. Para que este sistema se mantenha, muitas rotas alternativas são possíveis. Certamente estas rotas alternativas são menos  sofisticadas, porém, mais robustas e menos propensas a se deteriorar com o passar dos anos. Nosso propósito é mostrar alguns exemplos específicos dessas rotas alternativas obtidas do reino vegetal e animal (insetos, águas-vivas e etc.) e de interesse potencial em cosmetologia pela transcompatibilidade filogenética.
14:50 Maquiagens: vetores para inovação – novos ingredientes e nanotecnologia; Silvana Nakayama, Coordenadora do Laboratório de Aplicações Cosméticas da América Latina da Merck Brasil(confirmado) A apresentação irá abordar a inovação em ingredientes cosméticos utilizando pigmentos sintéticos e funcionais, e filtros solares com nanotecnologia abordando os aspectos de segurança.
15:20 Complexidade Regulatória na Indústria de Fragrâncias – formulando na era dos alergenos; Anderson Hauers, Regulatory Affairs & Product Safety, Fragrances – LATAM Givaudan do Brasil (confirmado) Diversas atualizações e discussões regulatórias para as indústrias de consumo estão em evidência neste momento. O Brasil tem mostrado clara consciência da complexidade regulatória atual em todo o mundo e, adicionalmente, tem guiado a Região do Mercosul com as tendências de regulamentação para diversos setores da Indústria, como por exemplo, a Indústria de Cosméticos. Qual é o impacto para a perfumaria no desenvolvimento de fragrâncias com o aumento da complexidade regulatória?
15:50 Coffee Break
16:15 Soluções possíveis para o dano capilar após procedimentos químicos, Francisco Santin de Souza, Gerente de Inovação e Tecnologia da Cosmotec Especialidades Químicas (confirmado) Sabe-se que o estilo de vida atual expõe os cabelos a uma rotina que compreende o uso constante de tratamentos químicos associados com demais danos cotidianos, como de secadores, pranchas, além da exposição aos elementos do ambiente, tais como a radiação UV, a umidade e o vento. Esses fatores danificam os fios e impulsionam o crescimento de produtos que restauram os fios por completo, deixando-os saudáveis e aptos para novas transformações. Nesta apresentação serão abordados os danos sofridos pela fibra capilar sob diversas agressões químicas, as principais exigências desse tipo de cabelo e como tratá-lo, de acordo com as últimas tendências de mercado e novidades em ingredientes cosméticos.
17:00 Mesa redonda
RODADA TECNOLÓGICA
17:30 Rodada Tecnológica: entrevistas privativas previamente agendadas entre empresas e palestrantes, onde as empresas poderão direcionar questões para cada expert reservadamente, viabilizando discussões sobre demandas tecnológicas envolvendo projetos de pesquisa e eventual desenvolvimento de parcerias através do open innovation.

.

DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2011

Horário Palestra
08:00 Welcome Coffee e Credenciamento
PAINEL 3: Agenda Tecnológica Setorial de Cosméticos Moderadora: Marina Kobayashi, ABIHPEC / ITEHPEC
08:30 ATS – Agenda Tecnológica Setorial de Cosméticos;Cláudio Ferreira da Silva, Especialista em Projetos da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (confirmado) Dentre os materiais utilizados como material para embalagem para o segmento HPPC, o vidro possui lugar de grande importância, dados os seus atributos. Entretanto, ainda persistem desafios tecnológicos a serem enfrentados para a otimização do processo produtivo. O projeto ora apresentado visa uma racionalização no processo de desenvolvimento de novos produtos, através de uma abordagem matemática, atualmente não disponível no contexto nacional.
08:50 Projeto Embalagem – Implantação do programa de modelagem matemática e prototipagem; Marta de Oliveira Bagolin, Grupo Wheaton Brasil (confirmado)

Dentre os materiais utilizados como material para embalagem para o segmento HPPC, o vidro possui lugar de grande importância, dados os seus atributos. Entretanto, ainda persistem desafios tecnológicos a serem enfrentados para a otimização do processo produtivo. O projeto ora apresentado visa uma racionalização no processo de desenvolvimento de novos produtos, através de uma abordagem matemática, atualmente não disponível no contexto nacional.

09:10 Projeto Nanocosméticos – Nanometrologia; Carlos Eduardo de Oliveira Praes, Gerente de Pesquisa Tecnológica do Grupo Boticário(confirmado) As discussões sobre definição, caracterização e avaliação de nanomateriais  são objeto de intensas reuniões  de caráter técnico, econômico e político. Para que o setor evolua com competitividade e excelência no desenvolvimento da nanotecnologia aplicada aos cosméticos é preciso ter uma base metrológica instalada.
09:30 Pele Equivalente: um modelo preditivo para testes de eficácia e segurança; Simone Fanan, Diretora da Tridskin Biosciences(confirmado) Os protocolos in vitro usando amostras de pele humana têm sido desenvolvidos e adotados pela OECD guidelines 428. Os reguladores na Europa somente permitirão a comercialização de um novo produto ou ingrediente cosmético que forem testados utilizando metodologias in vitro validadas pelo ECVAM e aceitas pelo ESAC, por isso a necessidade de utilizar um modelo tridimensional validado para avaliar irritação dérmica de ingredientes cosméticos. Entretanto, um modelo 3D não apresenta vantagens apenas para realizar testes de segurança (corrosividade, irritação dérmica, sensibilização cutânea, irritação ocular), mas também possibilita a realização de inúmeros testes para avaliar eficácia de ingredientes e produtos cosméticos.
09:50 Mesa redonda
10:10 Coffee Break
PAINEL 4: Tendências em Cosmética Ativa II Moderadora: Idalina Salgado Santos, EVIC Brasil
10:30 Fatores de Crescimento em Cosméticos: Benefícios e aplicação, tendências e aspectos Toxicológicos; Dr. Gustavo Dieamant, Gerente de P&D da Chemyunion (confirmado) A apresentação visa apresentar ao público um breve conceito da aplicação de fatores de crescimento e seus análogos em cosméticos e produtos relacionados, levando em consideração os seus mecanismos biológicos, seus aspectos mercadológicos e as questões toxicológicas ainda discutidas no meio científico.
11:20 Ferramentas analíticas para prospecção molecular e uma nova abordagem para triagem de bioatividade; Carlos Bloch Junior, Pesquisador da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (confirmado) O trabalho trata uma nova estratégia para a bioprospecção utilizando uma combinação de ferramentas analíticas modernas, tais como espectrometria de massa de alta resolução, RMN e microcalorimetria em associação com os conceitos físico-químicos e evolucionários.
12:00 Mesa redonda
12:30 Almoço
PAINEL 5: Tendências em Fotoproteção Moderador: Dr. Sérgio Schalka, Medcin Instituto da Pele
14:00 Proteção Solar e multifuncionalidade, Adelino Nakano, Gerente de Pesquisa Aplicada da Symrise Brasil (confirmado) A apresentação buscará mostrar o cenário de mercado global em proteção solar e como os produtos que apresentam 2 ou mais funções (multifuncionais) têm-se mostrado com maior presença. A tendência da categoria visa questionar se os produtos multifuncionais são aqueles contendo uma atividade principal de tratamento de pele e a proteção solar como secundário; ou o contrário. Serão abordados também os principais tipos de ativos utilizados nessa categoria e as tendências técnicas futuras.
14:30 Fotoproteção – Atualizações no cenário regulatório; Sergio Luiz de Oliveira, Diretor de P&D em Assuntos Científicos da Johnson & Johnson(confirmado) A fotoproteção é um assunto que apresenta constante evolução. Essa evolução é decorrente do progresso científico ao redor do tema,  o qual promove uma crescente conscientização por parte do consumidor e das autoridades da saúde e, conseqüentemente, a necessidade de adequações de âmbito regulatório. A apresentação abordará aspectos técnicos e regulatórios sobre o tema no cenário internacional.
15:00 Novas tendências em Fotoprotetores, Takumi Miyazaki, Gerente Geral de Química Fina da JGC Catalysts & Chemicals Ltd., Japão/ Naoyuki Enomoto, gerente de P&D na JGC Catalysts & Chemicals (confirmados) A palestra irá apresentar as tendências de materiais para Sunscreen / Photo Proteção com nanotecnologia aplicada. A apresentação explica as principais tecnologias de JGC Catalisadores e Químicos LTD, uma empresa líder de Nanotecnologias e tecnologias de design de partículas do Japão. As tecnologias inovadoras têm sido amplamente aplicadas a muitas indústrias, tais como a eletrônica, óptica e Cuidados Pessoais, incluindo Proteção Solar. Esta é a primeira vez que a empresa se apresenta no mercado Brasileiro /  Sul-Americano.
15:50 Mesa redonda
16:15 Coffee break
CONFERÊNCIA
16:40 Descrição do mecanismo de atividade neurotrófica e seus benefícios cutâneos; Georges Langrand, Diretor Técnico da Exsymol, França(confirmado) A pele é um sistema complexo integrado entre as diferentes camadas (estrato córneo, epiderme, derme e hipoderme), que contém uma rede de nervos que permite a comunicação entre si e o sistema nervoso central. Esta rede neural também sofre com fatores internos e externos, uma neuro-degeneração, causando perda irreversível de conexões nervosas que causam envelhecimento prematuro da pele. O desenvolvimento e aplicação de produtos com atividade antioxidante e efeito neurotrófico preserva a capacidade de resposta natural da pele e mantém a sua qualidade e sensorial.
RODADA TECNOLÓGICA
17:30 Rodada Tecnológica: entrevistas privativas previamente agendadas entre empresas e palestrantes, onde as empresas poderão direcionar questões para cada expert reservadamente, viabilizando discussões sobre demandas tecnológicas envolvendo projetos de pesquisa e eventual desenvolvimento de parcerias através do open innovation.

.

.

Soluções para Inovação em um Mercado Global

Evento completa sexto ano, promovido pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) por meio do ITEHPEC (Instituto Tecnológico de Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) . A VI Rodada Tecnológica, que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro de 2011 em São Paulo (SP), é o principal evento de incentivo à inovação do segmento de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) do Brasil. Promovido pela ABIHPEC por meio de seu braço tecnológico ITEHPEC, o encontro mescla apresentações sobre os principais temas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) nacionais e internacionais com mesas de debate individuais, que colocam em contato profissionais de diversas áreas (setor público, privado e universidades).

“A evolução natural do evento faz com que cada edição supere a anterior em qualidade de temas, em variedade de palestrantes e até mesmo em organização. Para esta sexta edição estamos em processo de expansão que ampliará o público-alvo da Rodada, desenvolvendo o setor de P&D na indústria e na área educacional relacionada aos produtos de HPPC no Brasil”, diz João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC e do ITEHPEC. A primeira edição do evento aconteceu em 31 de maio de 2005, com o tema “Oportunidades de Negócios em Inovações Tecnológicas para o Setor de HPPC”.

Entre os convidados estiveram presentes representantes do Governo, da área educacional/universitária e da área empresarial, bem como João Carlos Basilio.  “Achei muito interessante a oportunidade de ter contato com os Pesquisadores, criando a oportunidade de desenvolver novas pesquisas, aproximando-nos das Universidades. É um marco para o setor esta integração entre Indústria e Universidade. O evento estava muito bem organizado e sendo aberto por autoridades de referência na área de desenvolvimento. Agradeço e Parabenizo João Carlos Basilio e a equipe organizadora deste Workshop.”, disse à época João Vítor Ricardi, diretor da Santa Thereza. A II Rodada Tecnológica, ocorreu em 2006, abordando o tema “Oportunidades de Negócios em Cosméticos para Pele com Uso de Ingredientes Ativos da Flora Brasileira”.

“Como profissional de uma empresa de essências, fiquei entusiasmada com a possibilidade de conseguir novos componentes para nossas fragrâncias. Parabéns ao trabalho da ABIHPEC! Foi um evento muito proveitoso e acredito que a cada ano o sucesso será ainda maior! Eu me dispus a conversar com todos os pesquisadores e tirar o máximo de informações de cada um deles!” disse no período Grasiele Lopes que estava representando a IFF Essências. No terceiro ano da Rodada o evento ocorreu em 2007, com base em “Ingredientes Ativos da Biodiversidade Brasileira para o Cabelo”. Entre os temas abordados estiveram: “Inovação: estratégia de competitividade”;  “Nanotecnologia: a emergência de novos paradigmas”, “Xampus e Condicionadores: reologia de formulações contendo ativos da biodiversidade”, entre outros. “O evento em si é muito gratificante no qual traz um grande esclarecimento sobre as estruturações dos projetos apresentados, ajudando e facilitando os relacionamentos entre empresas e os centros de pesquisas envolvidas.” disse Edilene Cristina Lopes Pereira que representou o Instituto Nacional de Pesquisas Amazônica nesta terceira edição.

Em preparação para a virada internacional do evento, a IV Rodada Tecnológica ocorreu em 2008.  Seu tema foi “Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Produtos Cosméticos”. Entre os assuntos abordados estavam “Desenvolvimento de Sistemas Emulsionados Complexos a partir de Óleos Vegetais Fixos e Essenciais”, “Desenvolvimento de Produtos Cosméticos com Ativos Vegetais da Biodiversidade Brasileira: Amazônia e Cerrado”, “Potencial Químico e Farmacológico de Óleos Essenciais de Plantas Aromáticas da Amazônia”, “Nanocosméticos & Absorção Percutânea”, entre outros. “As Rodadas de Negócios vêm crescendo em termos de foco na parceria entre empresas do setor de higiene e cosméticos atuando de maneira pró-ativa no sentido de aproximar as empresas do setor de quem faz pesquisa na área”, destacou no período Lucia Klein, analista de projetos do FINEP. A última edição do evento ocorreu ano passado, quando o crescimento de tópicos, participantes e a internacionalização de alguns temas (com palestrantes estrangeiros) trouxe a necessidade de duplicar sua duração, passando a ocorrer durante dois dias. Com o Tema -“Inovação e Tecnologia na Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Preparando-se para a próxima década”, esta foi uma das mais comentadas edições do evento, pela variedade de assuntos abordados e pela significância para o setor. Os convidados internacionais dessa edição foram: Prof. Dr. Adnan Nasir, Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos (Nanotecnologia: Benefícios e Riscos em Cosméticos); Gillian Morris, Diretor de materiais Químicos da Kline & CO, nos EUA; Kenzo KOIKE, Ph.D., Pesquisador Sênior Principal da  Global R&D – KAO Corporation, Centro de Pesquisas em Beleza do Japão; e Pedro Amores da Silva, PhD – Professor Universitário – Representante do INFARMED nos grupos de trabalho da Comissão Européia – Membro Fundador da SPCC – Portugal.[:en]

General Coordination: Marina Kobayashi

Technical Coordination: Flávia Addor M.D.

[quebra_linha distancia=”20″] [/quebra_linha]

NOVEMBER 9th 2011

Time Lecture
8:30 a.m. Welcome coffee and Registration
9:00 a.m. Opening
PANEL 1: Megatrends

Moderator: Dr. Flávia Addor, Medcin Skin Institute

9:15 a.m. Brazilian biodiversity as a source for the development of new cosmetic products; Dr. Cristiano Soleo de Funari, State University Paulista Júlio de Mesquita Filho, Institute of Chemistry of Araraquara (confirmed)

During the past year, the cosmetics market in Brazil has grown strongly, with good perspective for the coming years. This favourable scenario draws the attention of companies in the cosmetic sector and national and international investors in a globalized market. Thus, the cosmetic industry players must be competitive, being able, among other things, to bring innovation and quality products to a consumer increasingly critical and more accustomed to market news. The historical development of products for human welfare highlights the widespread use of derivatives of biodiversity as sources of active components. Brazil hosts a substantial amount of the world’s biodiversity, having the opportunity to use it in a rational way for developing new products with great added value, such as cosmetics.

9:45 a.m. Organic cosmetics – a new trend?; Prof. Dr. Pedro Amores da Silva, representative of INFARMED – National Authority of Medicines and Health Products, Portugal (confirmed)

The products and the organic raw materials are part of a philosophy that attracts more fans including well-informed consumers and high purchasing power. The respect for the preservation of the environment and ecosystems, including the communities that develop their activity there, are values ​​rooted in developed countries. However, this trend, despite its growing importance, does not yet have an international standard or a framework developed in the Brazilian regulatory environment. We will reflect on the key market trends and drivers of progress in order to position Brazil on the international scene, with its potentialities and aspects to be developed.

10:15 a.m. Nanocosmetics: a technology that has come to stay?; Carlos Eduardo de Oliveira Praes, Manager of Technology Research at Boticário Group (confirmed)

In the cosmetic market dynamism of innovation means that many technologies are treated as waves, but in some cases the technology becomes permanent. For some people, nanotechnology is another wave, while for others it is more than a promise of this century. It’s a dream that can become reality.

10:40 a.m. Coffee Break
11:00 a.m.- 11:30 a.m. Sustainability agenda in the cosmetics industry: challenges and opportunities; Prof. Dr. André Carvalho, FGV-EAESP – Fundação Getulio Vargas School of Business Administration of Sao Paulo and Researcher at the Center for Sustainability Studies – GVces (confirmed)
11:30 a.m. Round table
CONFERENCE
12:00 p.m. Conference: The Environment for Innovation in the Cosmetic Industry: Challenges and Opportunities; Dr. Airton Carlini, director of Association of Sales and Marketing Managers of Brazil (confirmed)

A structured  management system of innovation depends on four components: People – Environment – Process – Technology. Without People, it is not produced innovation for results in a sustainable way.

12:30 p.m. Lunch break
PANEL 2: Trends in Active Cosmetics I

Moderator: Carlos Eduardo de Oliveira Praes, Boticário Group

2:00 p.m. Phylogenetic Transcompatibility to treat human aging, Dr. Gilles Gutierrez, CEO of TEXINFINE, France (confirmed)

We know that the DNA of our cells remained virtually unchanged from birth until the present. DNA is a stable molecule. This stability not only helps maintain the phenotypic characteristics throughout the life of an individual, but also human ancestry. Evolution is part of a slow transformation of the genome. However, we know that many genes are better preserved throughout evolution. Likewise proteins such as HSP (heat shock proteins), aquaporins, histones, cadherins are kept unchanged for hundreds of millions of years. Some genes are common among animals and plants. Aging can be a deficiency in our body to maintain homeostasis. Many alternative routes are possible to maintain this system. Certainly these alternative routes are less sophisticated but more robust and less prone to deteriorate over the years. Our purpose is to show some specific examples of these alternate routes obtained from vegetable and animal (insects, jellyfish, etc..) and of potential interest in cosmetology by phylogenetic transcompatibility.

2:50 p.m. Makeup: drivers for innovation – new ingredients and nanotechnology; Silvana Nakayama, Latam Cosmetic Application Lab Coordinator at Merck Brazil (confirmed)

The theme will be a presentation about innovation on make-up ingredients using synthetic and functional pigments, and nano-physical sunfilters with approach on safety aspects.

3:20 p.m. Regulatory Complexity in the fragrance industry – formulating in the age of allergens; Anderson Hauers, Regulatory Affairs & Product Safety, Fragrances – LATAM Givaudan Brazil (confirmed)

Several regulatory updates and discussion for the consumer industries are in evidence at this time. Brazil has shown a clear awareness of the current regulatory complexity in the world and, additionally, has guided the Mercosur region with the trends of regulations for different sectors of industry, such as the Cosmetics Industry. What is the impact on the development of fragrances in perfumery with the increasing regulatory complexity?

3:50 p.m. Coffee Break
4:15 p.m.
  1. Possible solutions to the capillary damage after chemical procedures; Francisco Santin de Souza, Technology & Innovation Manager at Cosmotec Especialidades Químicas (confirmed)
  2. It is known that the current lifestyle exposes the hair to a routine that includes the constant use of chemical treatments associated with other everyday damage, such as dryers, plates, and exposure to environmental elements such as UV radiation, the humidity and wind. In this presentation we will focus on the hair fiber damage suffered as a result of various chemical attack, the main requirements of this type of hair and how to treat it, according to the latest market trends and innovation in cosmetic ingredients.
5:00 p.m. Round table
TECHNOLOGY ROUNDTABLE
5:30 p.m. Technology Roundtable: previously scheduled private interviews between companies and speakers, where participants may consult privately each expert, enabling discussions on projects involving technological demands of research and possible development of partnerships through open innovation.

NOVEMBER 10th 2011

Time Lecture
8:00 a.m. Welcome Coffee and Registration
PANEL 3: Technology Agenda of the Cosmetic Industry

Moderador: Marina Kobayashi, ABIHPEC / ITEHPEC

8:30 a.m. ATS – Technology Agenda of the Cosmetics Industry;

Para   Cláudio Ferreira da Silva, Project Expert from ABDI – Brazilian Industrial Development Agency (confirmed)

Among the materials used as packaging material for cosmetic, toiletry and fragrance industry, the glass has a place of great importance due to their attributes. However, there are still technology challenges to be faced in order to optimize the production process. The project’s goal is to streamline the process of developing new products through a mathematical approach, not available in the current national context.

8:50 a.m. Project Packaging – implementation of mathematical modeling and prototyping program; Wheaton Brasil Group; Marta de Oliveira Bagolin (confirmed)

Among the materials used as packaging material for cosmetic, toiletry and fragrance industry, the glass has a place of great importance due to their attributes. However, there are still technology challenges to be faced in order to optimize the production process. The project’s goal is to streamline the process of developing new products through a mathematical approach, not available in the current national context.

9:10 a.m. Project Nanocosmetics – Nanometrology and industrial intelligence center; Carlos Eduardo de Oliveira Praes, Manager of Technology Research at Boticário Group (confirmed)

The discussions about definition, characterization and evaluation of nanomaterials are the subject of intense technical, economic and political meetings. It is necessary to have an installed base metrology in order to allow the industry to evolve with competitiveness and excellence in the development of nanotechnology applied to cosmetics.

9:30 a.m. Skin Equivalent: a predictive model for testing efficacy and safety; Simone Fanan, Tridskin Biosciences Director (confirmed)

The protocols in vitro using human skin samples have been developed and adopted by the OECD guidelines 428. Regulators in Europe only allow the marketing of a new cosmetic product or ingredient that are tested in vitro using methods validated by ECVAM and accepted by ESAC, so the need to use a validated three-dimensional model to evaluate skin irritation of cosmetic ingredients. However, a 3D model has advantages not only to carry out safety tests (corrosion, dermal irritation, skin sensitization, eye irritation), but also enables the performance of numerous tests to evaluate effectiveness of ingredients and cosmetics.

9:50 a.m. Round table
10:10 a.m. Coffee Break
PANEL 4: Trends in Active Cosmetics II
10:30 a.m. Growth Factors in Cosmetics: Benefits and application, trends and toxicological aspects; Dr. Gustavo Dieamant  R&D Manager at Chemyunion (confirmed); the presentation aims to introduce the concept of a brief application of growth factors and their analogues in cosmetics and related products, taking into account its biological mechanisms, aspects of marketing and toxicological issues also discussed in the scientific community.
11:20 a.m. Analytical tools for molecule prospection and a novel approach to bioactivity screening; Carlos Bloch Junior, Researcher at EMBRAPA – Brazilian Agricultural Research Company (confirmed)

The work deals with a novel strategy for bioprospection using a combination of modern analytical tools such as high resolution mass spectrometry, NMR and microcalorimetry in association with Physical-Chemical and Evolutionary concepts.

12:00 p.m. Round table
12:30 p.m. Lunch Break
PANEL 5: Trends in Photo protection

Moderator: Dr. Sérgio Schalka, Medcin Skin Institute

2:00 p.m. Photoprotection and multifunctionality, Adelino Nakano, Research and Development of Symrise Brazil (confirmed)

The presentation will show the global marketing scenario in photoprotection and how multifunctional products have shown a strong presence. The category trend will question if these products are those in which the main activity is the skin treatment and sun protection is secondary; or the opposite. It will be also talked about the main type of active ingredients used in this category and the future technical trends.

2:30 p.m. Photoprotection – Updates on the regulatory environment; Sergio Luiz de Oliveira, Director of R&D in Scientific Affairs at Johnson & Johnson (confirmed)

Photoprotection is an issue that has constantly been changing. This evolution is the result of scientific progress around the theme, which promotes an increased awareness by consumers and health authorities and, consequently, the need for adjustments in the regulatory sphere. The presentation will address technical and regulatory aspects on the topic in the international arena.

3:00 p.m. New Trends in Sunscreen; Takumi Miyazaki, General Manager of Fine Chemical Dept at JGC Catalysts & Chemicals Ltd., Japan/ Mr. Naoyuki Enomoto, R&D manager at JGC Catalysts & Chemicals (confirmed)

The lecture will present the trends of materials for Sunscreen / Photo Protection with applied Nanotechnology. The presentation explains the key technologies of JGC Catalysts and Chemicals Ltd., a leading company of nanotechnology and particle design technologies of Japan. Innovative technologies have been widely applied to many industries such as electronics, optics and personal care, including sun protection. This is the first introduction at Brazilian / South American market.

3:50 p.m. Round table
4:15 p.m. Coffee break
CONFERENCE
4:40 p.m. Description of neurotrophic activity mechanism and its skin benefits; Georges Langrand, Technical Director at Exsymol, France (confirmed)

The skin is a complex integrated system between the different layers (stratum corneum, epidermis, dermis, hypodermis) containing a nerve network that allows communication between them and the central nervous system. This neural network also suffers from internal and external factors, a neuro-degeneration, causing irreversible loss of nerve connections that cause premature skin aging. The development and application of products with antioxidant activity and neurotrophic effect preserves the ability of natural response of the skin and maintains its quality and sensory.

TECHNOLOGY ROUNDTABLE
5:30 p.m. Technology Roundtable: previously scheduled private interviews between companies and speakers, where participants may consult privately each expert, enabling discussions on projects involving technological demands of research and possible development of partnerships through open innovation.

[quebra_linha distancia=”20″] [/quebra_linha]


[:es]

[:]

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?