Workshop Alternativas ao Uso de Animais na Indústria de HPPC

A ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) realizará em 11 de agosto de 2015, em São Paulo (Av. Paulista, 1313, 10º andar, sala 1080), o Workshop sobre “ALTERNATIVAS AO USO DE ANIMAIS NA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS”.

 

Conteúdo

O evento terá caráter prático, onde estarão contemplados os seguintes temas:

  • Os principais métodos alternativos validados, em substituição ao uso de animais aceitos pela ANVISA (DICOL-21/Agosto/2014), para regularização de produtos com enfoque na indústria de produtos Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
  • A importância das Boas Práticas de Laboratório – BPL nas aplicações das metodologias alternativas onde serão abordados os métodos utilizados para a avaliação das reações de corrosão e irritação cutânea, permeação cutânea e os testes de sensibilização cutânea.
  • As metodologias para estudo da Fototoxicidade, Toxicidade Ocular e a Genotoxicidade.

Público alvo

Técnicos das áreas de eficácia e segurança, assim como os profissionais das áreas regulatória e de marketing ou outros departamentos que possam se interessar.

Inscrições

Investimento:

 

Empresas associadas à ABIHPEC/SIPATESP:  R$ 400,00

Empresas não associadas à ABIHPEC/SIPATESP: R$ 800,00

Prazo:

 

Até 31 de julho de 2015 ou ao término das vagas. (Somente 25 vagas!)

Informações: Juliana Souza – juliana@abihpec.org.br Telefone: +55 11 3372-9860.

Como se inscrever: Enviar a ficha de inscrição anexa devidamente preenchida e acompanhada do comprovante de depósito bancário para o e-mail juliana@abihpec.org.br.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição

 

Programa

Local: Av Paulista, 1313, 10º andar, sala 1080 – São Paulo

Avaliando a Reação Cutânea
09h15 – 10h00 As Boas Práticas de Laboratório Elizabeth Nascimento
10h00 – 10h45 Avaliação de Corrosão e Irritação Cutânea Silvia Berlanga de Moraes Barros
11h15 – 12h00 Permeação Cutânea Maria Vitoria Bentley
12h00 – 12h45 Testes de Sensibilização Cutânea Vanessa Rocha
Avaliando a Toxicidade
14h30 – 15h15 Fototoxicidade Lorena Cordeiro
15h15 – 16h00 Toxicidade Ocular Karen Casarin
16h30 – 17h15 Genotoxicidade Cynthia Pestana

Sobre os Palestrantes

Dra. Cynthia Pestana Graduada em Biologia pelo IBUSP. Mestrado e Doutorado pela USP na área de alterações genéticas e moleculares relacionadas ao câncer. Fundou o Tecam Laboratórios em 1992, onde desde então realiza estudos de genotoxicidade entre outros estudos toxicológicos principalmente com finalidade regulatória.  Em seu laboratório são realizados mais de 100 ensaios de genotoxicidade por ano, entre ensaios “in vivo” e “in vitro”. O Tecam faz parte da Renama (Rede Nacional de Métodos Alternativos) e  tem se dedicado a aplicar o princípio dos 3Rs e a desenvolver métodos alternativos para o mercado.
Prof Dra.  Elizabeth Nascimento

USP São Paulo

Professora da USP – Doutorado em Ciências dos Alimentos SP Controle da  Qualidade em Laboratórios Analíticos e de Sistemas da Garantia da Qualidade em Laboratórios Analíticos. Participação no Comitê Técnico Temático Gestão da Qualidade da RELAF da Farmacopeia Brasileira. Participação na Comissão de Descartes laboratoriais da FCF/USP e participação na Comissão de Acreditação de Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, maio de 2007, FCF/USP.

Palestrante nos cursos de: “ Auditoria externa no sistema da qualidade implantado no Laboratório de Resíduos e meio ambiente de empresa de agroquímicos, outubro de 2014; PR; “Biotérios e BPL”, no 5º Workshop com Inspetores de BPL – INMETRO; Setembro de 2014;  R.J; “Boas Práticas de Laboratório – NIT DICLA 035 e documentos complementares, para laboratório de ensaios. Dezembro de 2013, GO “Curso de Capacitação sobre os Princípios das Boas Práticas em  Laboratório de Análise de Resíduos”, Setembro 2013, SP;

Dra. Karen Cezarin Possui 16 anos de experiência na área de Toxicologia Regulatória. Atualmente como Gerente de Toxicologia e Ecotoxicologia Regulatória para América Latina do segmento Agro na BASF S.A., atua dentre outras funções definindo estratégias de ensaio para avaliar o potencial tóxico de novas moléculas e formulações, segundo demandas regulatórias regionais, lançando mão dos métodos alternativos e tradicionais. Mantém forte interação com os Laboratórios de Métodos Alternativos da BASF Alemanha (que são referência global e onde novos métodos alternativos são desenvolvidos, validados e aplicados).
Prof Dra.  Lorena Cordeiro

USP Ribeirão Preto

Professora de Tecnologia de Cosméticos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP. Realizou Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas na USP e Estágio no ZEBET (Centro Nacional de Documentação e Avaliação de Métodos Alternativos à Experimentação Animal) ligado ao Instituto Federal de Avaliação de Risco (BfR), em Berlim, Alemanha, em 2009. O ZEBET foi criado em 1989 e desde então teve uma participação fundamental na validação dos métodos alternativos aceitos pela OECD, tanto os guias para substituição de animais (OECD TG 428, 430, 431, 432, 437, 438, 439) quanto os guias para a redução de animais (OECD TG 420, 423, 425, 429, 436). Com o estágio realizado no ZEBET, sob a supervisão do Dr. Manfred Liebsch, idealizador dos ensaios 3T3 NRU PT em monocamadas, teste de fototoxicidade em modelo de pele tridimensional e HET-CAM, a Profa. Lorena implantou as técnicas de avaliação de fototoxicidade em seu laboratório.

Há 7 anos, participa e organiza eventos sobre métodos alternativos para a avaliação da segurança de cosméticos e ministra a disciplina “Métodos in vitro alternativos para a avaliação da segurança de cosméticos” no programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP.

Sua linha de pesquisa está focada na avaliação da fotoestabilidade e fototoxicidade de filtros solares e extratos vegetais. Possui 6 orientações em andamento, 3 Mestrados e 3 Doutorados voltadas a métodos alternativos

Prof Dra.  Maria Vitória Bentley – USP Ribeirão Preto Farmacêutica, Professora Titular de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Sua linha mestra de pesquisa baseia-se no desenvolvimento de sistemas de liberação cutânea para diferentes moléculas e de metodologias in vitro de permeação cutânea. Realizou pós-doutoramento na University of Manchester, UK, quando trabalhou com métodos biofísicos e microscópicos para avaliação da permeação cutânea. A pesquisadora também lidera projetos na área de Nanotecnologia Farmacêutica, com especial abordagem no desenvolvimento de nanocarreadores multifuncionais para veiculação de fármacos na/através da pele para a terapia tópica de várias doenças cutâneas e para cosméticos.
Prof Dra. Silvia de Berlanga Barros

USP São Paulo

Professora Senior da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo onde foi docente de 1974 a 2003. Graduada em  Farmacêutica e Bioquímica com Mestrado e Doutorado em Toxicologia pela USP. Especialista em avaliação do risco toxicológico e no desenvolvimento de métodos alternativos para avaliação de segurança e eficácia de fármacos e cosméticos. Desenvolve pesquisas na área de atividade fotoprotetora e anticancerígena de produtos naturais. É conselheira do ITEHPEC, Membro curador da Toxicology Education Foundation, Membro do Comitê Executivo da Hispanic Organization of Toxicology e do Comitê de novos membros da Sociedade de Toxicologia dos Estados Unidos.
Dra. Vanessa Rocha

Natura

Gestora em Ciências no Departamento de Segurança de Produtos da Natura Inovação, formada em Medicina Veterinária, Mestre e Doutora pela USP, Pós-Doutora pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health School, MBA em Inovação Conhecimento e Tecnologia pela FIA e membro do corpo editorial da revista Applied In Vitro Toxicology, tem grande experiência no desenvolvimento métodos alternativos ao uso de animais para uso em cosméticos.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?