Workshop Técnico coordenado pelo ITEHPEC na in-cosmetics Brasil

Expo Center Norte –  9h00 às 13h00

Sala: Jaçanã – 1º piso

 

 

Inovação na Indústria de HPPC

(30 setembro)

 

Gestão da Inovação na indústria de HPPC. O ponto de Convergência!
Palestrante: Carlos Eduardo De Oliveira Praes, Gerente de P&D, Grupo Boticário
Quais são os elementos atemporais de inovação e quais são os diferenciais de inovação na nova era? O que têm em comum empresas que crescem com sucesso e alcançam a excelência exponencial? Como escalonar práticas exemplares de inovação para ter melhor desempenho? Por que as empresas que estão buscando expandir e se aperfeiçoar devem procurar não só “acrescentar”, mas também “subtrair”? Como construir propostas de valor inovadoras?

Neurociências aplicadas ao desenvolvimento de cosméticos
Palestrante:
Marcelo Peruzzo, Consultor e Professor, FGV Management
Como mensurar o sistema nervoso autônomo para aplicação dos estados de valência emocional e grau de excitação na construção de produtos de cosmético de alto impacto.

Métodos alternativos ao uso de animais em testes Palestrante:Karen Cazarin, Gerente da Área de Toxicologia para América Latina, BASF
A palestra irá abordar um breve histórico; apresentando os 17 métodos validados que substituem ou reduzem o uso de animais em testes toxicológicos, ressaltando que os laboratórios do Brasil têm até 2019 para adotá-los. Além disso, irá enfatizar alguns dos métodos.

Cosméticos Inovadores e eficazes formulados com Nanotecnologia
Palestrante: 
Betina Giehl Zanetti Ramos, Diretora Técnica Nanovetores Tecnologia S.A

Mais do que tendência, inovação e eficácia sempre foram os objetivos de formuladores e clientes no segmento de cosméticos. A Nanotecnologia – controlada e aplicada para resultados – é a ferramenta mais habilitada para proporcionar cosméticos mais eficazes e inovadores, para mercados cada vez mais exigentes. A apresentação irá abordar as tendências que o Brasil exporta para o mundo dos cosméticos, reforçando uma série de conceitos e exemplos práticos de como a Nanotecnologia revolucionará o mercado de cosméticos do presente e do futuro – agregando inovação e eficácia ao segmento de mercado mais exigente e glamouroso do mundo.

Formulação de Produtos HPPC utilizando Biotecnologia
Palestrante:
Wagner Vidal Magalhães, Pesquisador, Chemyunion
 
O interesse cada vez menor do mercado cosmético por matérias primas de origem animal, as dificuldades na utilização de plantas por conta da sazonalidade, influência de fatores climáticos e a crescente necessidade de processos sustentáveis, em conjunto com a ascensão de áreas como cultura de células vegetais, enzimologia, processos fermentativos e tecnologia do DNA recombinante, conduziu ao estabelecimento da Biotecnologia como uma fonte importante de matérias primas para formulações cosméticas.

 

Sustentabilidade na Indústria de HPPC

(1 outubro) 

 

Sustentabilidade de tecnologias disponíveis

Palestrante:  Paola Patriarca, Consultora, Ehlos Consulting
A palestra irá abordar um histórico do uso de biodiversidade no Brasil e sua evolução até hoje; o papel das empresas e sua importância nessa cadeia; além do impacto dos documentos firmados internacionalmente e perspectivas para o mercado cosmético.

Formulação de Shampoos, Condicionadores, Maquiagens com emulsionantes, surfactantes, emolientes verdes
Palestrante: Emiro Khury, Diretor Técnico, EK Consultores
A demanda pela vegetalização das formulações de cosméticos tem aumentado. Diversas alternativas estão disponíveis no mercado, ingredientes naturais, orgânicos que se propõem a substituir os ingredientes tradicionais no arsenal do formulador brasileiro. Mas a maior dificuldade está na seleção correta do melhor ingrediente para o projeto. Qual emulsionante escolher, quais conservantes utilizar, qual o melhor surfactante verde, quais alterações devemos esperar que ocorram numa formulação verde? Podemos esperar a mesma estabilidade, eficácia e segurança dos produtos formulados com ingredientes tradicionais? Estas e outras perguntas serão respondidas nesta palestra que ainda vai tratar dos problemas de custos, estabilidade e segurança de formulações cosméticas verdes.

Fragrâncias sustentáveis disponíveis para os formuladores

Palestrante 1: Greg Adamson Ph.D, Chairman of the IFRA Scientific Committee; Givaudan Global Sr.Vice President Regulatory & Product Safety A palestra irá abordar o universo regulatório sobre fragrâncias e os estudos promovidos para que as fragrâncias sejam ingredientes seguros. Além disso, irá trazer o ponto de vista da IFRA sobre fragrâncias, limitações criativas, possibilidades, tendências e realidades regulatórias e aspectos IFRA sobre o tema de renováveis.

Palestrante 2: Anderson Hauers, Chairman Comitê Técnico da  IFRA na América Latina; Diretor Regional de Assuntos  Regulatórios e Segurança  de  Produto para América Latina  da  Givaudan

A palestra irá abordar o reflexo do universo regulatório global no atual cenário de mercado e as tendências para a região da América Latina e Brasil.

Avaliação do Ciclo de Vida
Palestrante:  Roberto Melo de Araújo, Diretor Presidente da Fundação Espaço ECO®
Conceito de sustentabilidade sob a ótica da avaliação de ciclo de vida, com o intuito de despertar um olhar estratégico em busca da melhoria contínua, inovação, perpetuação dos recursos naturais, realização de escolhas e tomada de decisão com mais critério/responsabilidade. Impactos do setor; possíveis soluções para minimizar tais impactos, dentre elas a avaliação do ciclo de vida; Conceito de ciclo de vida e histórico; Ferramenta de Ecoeficiência*; Casos de aplicação.

Update da norma ISO de orgânicos
Palestrante: Pedro Amores da Silva, Consultor, ABIHPEC
Update da norma ISO de orgânicos, cuja publicação está prevista para o final do ano. Essa norma trata de definições de ingredientes orgânicos e a proposta desta palestra é abordar o tema numa perspectiva internacional

Os interessados deverão  entrar em contato por e-mail itehpec@itehpec.org.br

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?