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ANUÁRIO ABIHPEC 2018 CENÁRIO 43
MERCADO CONSUMIDOR
Como reflexo deste cenário que impediu o setor ocupação da população com produtos essenciais
brasileiro de HPPC a manter sua liderança em para a manutenção da saúde.
categorias importantes (padrão que se manti-
nha nos 23 anos anteriores a 2015, quando hou- Em relação à América Latina o país mante-
ve a primeira retração do segmento em mais de ve a participação de 49% na região.
duas décadas), as indústrias de HPPC passaram
a investir mais em promoções. Entre as categorias de destaque vale ressal-
tar a perfumaria que apresentou crescimento
“2017 foi o ano da guerra dos preços. As dificul- de 11,7% e cuidados com a pele com aumen-
dades levaram as empresas a lançar produtos com to de 7,2%, neste último caso a procura maior
preços mais acessíveis e a realizar forte atividade foi por produtos antienvelhecimento que re-
promocional nos pontos de vendas com ações de co- presentou um crescimento de 8,9% no mer-
municação”, explicou Basilio. cado brasileiro.
Segundo o Euromonitor, Instituto de pes- Outra categoria relacionada diretamente à
quisa estratégica para mercados consumidores questão da essencialidade e que teve um cresci-
que considera o preço final do produto (incluin- mento de 8,8% foi o de higiene oral.
do impostos e taxas), o Brasil segue como o 4º
maior mercado de HPPC no mundo, fechando o Em constante ascensão acima da média nos
ano de 2017 com R$ 102,5 bilhões de faturamen- últimos anos, o mercado masculino teve um au-
to, com alta de 3,2% em relação a 2016, e parti- mento de 6,1%, com diversos lançamentos volta-
cipação de 6,9% no mercado global. dos para este consumidor.
O crescimento do mercado brasileiro dimi- Vale a pena ressaltar o investimento das mar-
nui a distância entre o Japão, que perdeu parti- cas naquelas que são conhecidas como influen-
cipação ao passar de 8,3% em 2016 para 7,8% em ciadoras digitais, uma forma mais intimista de se
2017. Além disso, o Brasil retoma a sua posição aproximar do seu público para apresentar as no-
de 3º maior mercado em cuidados para cabelos vidades do setor. Este, entre tantos, é apenas um
e higiene oral, o que comprova a constante pre- exemplo das ações de marketing que as empresas
têm investido para manter as vendas.
TOP 10 CONSUMIDORES MUNDIAIS DE HPPC - 2017 (US$ BILHÕES)
ESTADOS UNIDOS CHINA JAPÃO BRASIL ALEMANHA REINO UNIDO FRANÇA ÍNDIA COREIA DO SUL ITÁLIA
86,1 (18,5%) 53,5 (11,5%) 36,1 (7,8%) 32,1 (6,9%) 18,6 (4,0%) 16,4 (3,5%) 14,5 (3,1%) 13,6 (2,9%) 12,6 (2,7%) 11,2 (2,4%)
2º 3º 4º 5º 8º
DESODORANTES HIGIENE ORAL PRODUTOS PARA BANHO DEPILATÓRIOS PRODUTOS DE PELE
PERFUMES PRODUTOS INFANTIS MAQUIAGEM
PRODUTOS MASCULINOS PRODUTOS PARA CABELO
PROTEÇÃO SOLAR
FONTE: EUROMONITOR / 2017