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ANUÁRIO ABIHPEC 2018                                                                        CENÁRIO 43

MERCADO CONSUMIDOR

Como reflexo deste cenário que impediu o setor         ocupação da população com produtos essenciais
brasileiro de HPPC a manter sua liderança em           para a manutenção da saúde.
categorias importantes (padrão que se manti-
nha nos 23 anos anteriores a 2015, quando hou-             Em relação à América Latina o país mante-
ve a primeira retração do segmento em mais de          ve a participação de 49% na região.
duas décadas), as indústrias de HPPC passaram
a investir mais em promoções.                              Entre as categorias de destaque vale ressal-
                                                       tar a perfumaria que apresentou crescimento
    “2017 foi o ano da guerra dos preços. As dificul-  de 11,7% e cuidados com a pele com aumen-
dades levaram as empresas a lançar produtos com        to de 7,2%, neste último caso a procura maior
preços mais acessíveis e a realizar forte atividade    foi por produtos antienvelhecimento que re-
promocional nos pontos de vendas com ações de co-      presentou um crescimento de 8,9% no mer-
municação”, explicou Basilio.                          cado brasileiro.

    Segundo o Euromonitor, Instituto de pes-               Outra categoria relacionada diretamente à
quisa estratégica para mercados consumidores           questão da essencialidade e que teve um cresci-
que considera o preço final do produto (incluin-       mento de 8,8% foi o de higiene oral.
do impostos e taxas), o Brasil segue como o 4º
maior mercado de HPPC no mundo, fechando o                 Em constante ascensão acima da média nos
ano de 2017 com R$ 102,5 bilhões de faturamen-         últimos anos, o mercado masculino teve um au-
to, com alta de 3,2% em relação a 2016, e parti-       mento de 6,1%, com diversos lançamentos volta-
cipação de 6,9% no mercado global.                     dos para este consumidor.

    O crescimento do mercado brasileiro dimi-              Vale a pena ressaltar o investimento das mar-
nui a distância entre o Japão, que perdeu parti-       cas naquelas que são conhecidas como influen-
cipação ao passar de 8,3% em 2016 para 7,8% em         ciadoras digitais, uma forma mais intimista de se
2017. Além disso, o Brasil retoma a sua posição        aproximar do seu público para apresentar as no-
de 3º maior mercado em cuidados para cabelos           vidades do setor. Este, entre tantos, é apenas um
e higiene oral, o que comprova a constante pre-        exemplo das ações de marketing que as empresas
                                                       têm investido para manter as vendas.

                             TOP 10 CONSUMIDORES MUNDIAIS DE HPPC - 2017 (US$ BILHÕES)

ESTADOS UNIDOS CHINA          JAPÃO        BRASIL ALEMANHA REINO UNIDO FRANÇA                ÍNDIA COREIA DO SUL ITÁLIA
  86,1 (18,5%) 53,5 (11,5%)  36,1 (7,8%)  32,1 (6,9%) 18,6 (4,0%) 16,4 (3,5%) 14,5 (3,1%)  13,6 (2,9%) 12,6 (2,7%) 11,2 (2,4%)

2º                           3º                      4º                     5º              8º

  DESODORANTES                 HIGIENE ORAL            PRODUTOS PARA BANHO    DEPILATÓRIOS    PRODUTOS DE PELE
  PERFUMES                     PRODUTOS INFANTIS                              MAQUIAGEM
  PRODUTOS MASCULINOS          PRODUTOS PARA CABELO
  PROTEÇÃO SOLAR

                                                                                            FONTE: EUROMONITOR / 2017
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