Page 44 - ABIHPEC ANUARIO 2018
P. 44

44 CENÁRIO                                                        ANUÁRIO ABIHPEC 2018

                      CONSUMIDORES SENIORES

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia    últimos tempos apontam uma mudança na forma que o
e Estatística) a expectativa de vida do brasileiro já ultrapassa  consumidor encara o assunto. A conceituada revista nor-
os 75 anos. Mediante tal informação é completamente com-          te-americana de beleza Allure anunciou em 2017 que o
preensível o aumento de busca por produtos voltados para          termo “antienvelhecimento” não seria mais usado em seus
este público.                                                     artigos e matérias.

    Em março de 2017 a ABIHPEC realizou um seminário, em              A publicação apresentou um belo ensaio com a atriz
São Paulo, para apresentar aos executivos das principais em-      britânica Helen Mirren (72 anos) para fortalecer a imagem
presas do setor as características deste público tão peculiar.    que mulheres maduras são lindas da maneira que são. Uma
                                                                  forma de reconhecer o envelhecimento como algo natural
    São consumidores com mais tempo e experiência de vida.        e belo e não uma patologia a se combater.
Altamente exigentes, possuem grande senso crítico e são sen-
síveis a mudanças. No total, 72% saem de casa todos os dias           Elaine Gerchon, do departamento de Inteligência de
e vão ao mercado numa média de cinco vezes por semana.            Mercado da ABIHPEC complementa: “Aideiaédepassarpara
                                                                  o consumidor o quanto é atraente envelhecer bem. Trata-se de
    Entretanto, a maneira como o termo deste tipo de pro-         um novo olhar sobre essa transição para o envelhecimento.”
duto vêm sendo abordado pela mídia e pelas empresas nos

PRESSÃO DOS TRIBUTOS

A grande recessão de 2015 e 2016, acompanhada                     dicando mais uma vez as classes menos favorecidas”,
pelo aumento da carga tributária (IPI e ICMS)                     disse Basilio.
trouxe, além da derrubada de vendas no setor, um
efeito contrário ao desejado pelos governantes,                   MERCADO INTERNACIONAL
com redução da curva de arrecadação.
                                                                  Na média histórica de 10 anos as exportações
    A Substituição Tributária (ST), que coloca o                  nacionais de produtos manufaturados registram
ônus do pagamento de tributos dos elos subse-                     uma balança comercial desfavorável. Em 2017 o
quentes nos ombros da indústria, com cálculos                     resultado ficou deficitário em USD48 bi FOB,
de Média de Valor Agregado, continua a causar                     sendo que as importações somaram USD128 bi e
danos ao setor e ao País como um todo.                            as exportações USD80 bi.

    “A Média de Valor Agregado traz uma obvieda-                      O setor de HPPC encontra-se deficitário na
de: os produtos mais populares possuem margens me-                balança desde 2011, sendo que em 2017 foram
nores devido a rotação menor. Os produtos com di-                 USD107 milhões negativos. As importações res-
ferenciação como no caso do xampu – que tem mais                  ponderam por USD753 milhões e as importações
de 900 marcas e algumas com mais de 20 tipos – pos-               por USD646 milhões.
suem variação de valor enorme. A média não retrata
a realidade de todos os produtos da categoria, preju-
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49