Page 40 - ABIHPEC ANUARIO 2018
P. 40
40 CENÁRIO ANUÁRIO ABIHPEC 2018
Em fevereiro de 2017, a ABIHPEC realizou uma A pesquisa mostrou ainda que as pessoas têm
consciência sobre a importância dos cuidados
pesquisa para compreender a percepção do consumi- pessoais para a prevenção de doenças. Além dis-
so, identificou uma relação clara entre a sensa-
dor sobre o setor de HPPC, um estudo conduzido pe- ção de estar limpo e a autoestima das pessoas.
la entidade com os serviços da FSB Pesquisa. O terceiro pilar estratégico, a contribuição
Entre o público entrevistado nas cidades de econômica, foi citado pelos entrevistados como de
grande importância para a geração de oportunida-
São Paulo, Porto Alegre e Salvador estavam con- des de trabalho e geração de renda. A percepção é
sumidores, jornalistas, especialistas, economistas, correta, tendo em vista que as oportunidades de tra-
autoridades e parlamentares. A pesquisa quali- balho no segmento em 2017 chegaram a 5,6 milhões.
tativa foi realizada através de entrevistas indivi-
duais e sem interferências externas. “A legislação brasileira ainda é um pouco restriti-
va e poderíamos ter ainda mais possibilidades de con-
O resultado comprovou que os pilares estra- tratações. Ainda necessitamos evoluir muito nas ques-
tégicos identificados pela associação são refleti- tões trabalhistas para entender que precisamos buscar
dos no imaginário geral: para os consumidores as o que é melhor para a sociedade”, informou Basilio.
maiores contribuições do setor à sociedade estão
baseadas em: 1, saúde e 2, bem-estar. Apesar da geração de trabalho e renda se-
rem essenciais e saltarem aos olhos da socie-
“Os números encontrados confirmam o correto ca- dade, sabemos que a influência da indústria de
minho da ABIHPEC que busca continuidade a uma HPPC para a economia é muito maior do que
agenda que nos traga a oportunidade de fortalecer ainda somente estes temas, afinal, este segmento é o
mais a essencialidade dos produtos do nosso setor para 1º setor industrial que mais investe em comu-
a manutenção da saúde e bem-estar do consumidor, e nicação e o 2º. que mais investe em inovação.
a importância econômica deste segmento tão dinâmico
para o desenvolvimento do país”, explica João Car-
los Basilio, presidente-executivo da Associação.
OPORTUNIDADES DE TRABALHO
2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 % %
CRESCIMENTO CRESCIMENTO
10 ANOS MÉDIO
10 ANOS
INDÚSTRIA 102,2 104,4 111,6 120,9 122,8 126,0 126,0 122,2 118,3 120,5 23,4 2,1
64,3 5,1
FRANQUIA 141,3 148,7 159,8 174,1 188,1 195,6 200,7 214,2 214,6 221,0 65,2 5,2
CONSULTORIA 72,2 5,6
VENDA 2.691,0 2.893,6 3.444,8 3.791,5 3.897,7 4.053,6 4.053,6 4.140,0 4.140,0 3.991,0 65,5 5,2
DIRETA
SALÕES DE 815,2 867,1 913,1 1.022,7 1.145,4 1.205,0 1.205,0 1.280,0 1.300,0 1.333,3
BELEZA
TOTAL 3.749,7 4.013,8 4.629,3 5.109,2 5.354,0 5.580,2 5.585,3 5.756,4 5.772,9 5.665,8
FONTE: ABIHPEC, ABEVD, ABF, FIESP E IBGE.