Page 73 - ABIHPEC ANUARIO 2018
P. 73

ANUÁRIO ABIHPEC 2018                                INTELIGÊNCIA DE MERCADO 73

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

SEGUNDO PHILIP KOTLER, CONSIDERADO UMA REFERÊNCIA DO MARKETING: "O RITMO
ACELERADO NA ERA DA INFORMAÇÃO TORNA IMPERATIVO QUE CADA EMPRESA RESERVE UM
TEMPO SIGNIFICATIVO PARA EXAMINAR E PERGUNTAR QUE ADAPTAÇÕES DEVERÁ EMPREENDER
AGORA PARA SOBREVIVER E PROSPERAR".

Por meio de banco de dados internacionais, par-     ABIHPEC, sendo referência de informação para
cerias com institutos de pesquisa, além de contato  alcançarem seus objetivos e continuarem a defe-
direto com empresas associadas, o departamento      sa dos interesses do setor.
de Inteligência de Mercado busca, analisa e acom-
panha dados estatísticos e macroeconômicos estra-   PAINEL DE DADOS DE MERCADO
tégicos relativos ao mercado de HPPC. Com isso,
fornece informações consolidadas, com o fim de      Entre as inúmeras atividades da área em 2017,
auxiliar as associadas a identificar oportunidades  damos destaque para o novo Painel de Dados de
de mercado e criar planos de ação em um merca-      Mercado, um sistema próprio de pesquisa para
do global cada vez mais competitivo e exigente.     medir o mercado brasileiro de HPPC, onde as
                                                    empresas associadas à ABIHPEC disponibilizam
    O departamento também realiza um Cross          seus dados por produto em volume (toneladas e
Checking (cruzamento de dados) destas informações   unidades) e valores (reais).
e análises usando múltiplos critérios para captura
de dados que garantem a prospecção do mercado           O sistema, que teve seu desenvolvimento au-
de HPPC. O resultado dessa intensa atividade        ditado e certificado pela KPMG confirmando não
é a base necessária para que empresas associadas    ter riscos de segurança ou invasão, entra em fun-
estejam munidas de informações preciosas para       cionamento em 2018.
alimentar o seu planejamento estratégico.
                                                        As informações e relatórios gerados pela fer-
FLUXO DE INFORMAÇÃO INTERNA                         ramenta online são disponibilizados às empre-
                                                    sas participantes. Eles permitem mensurar a re-
O departamento gera informações e insights,         al evolução de mercado, uma vez que estes dados
trabalhando em sinergia com áreas internas da       são reais e não estimados, garantindo maior as-
                                                    sertividade nas análises.
   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78