Page 73 - ABIHPEC ANUARIO 2018
P. 73
ANUÁRIO ABIHPEC 2018 INTELIGÊNCIA DE MERCADO 73
INTELIGÊNCIA DE MERCADO
SEGUNDO PHILIP KOTLER, CONSIDERADO UMA REFERÊNCIA DO MARKETING: "O RITMO
ACELERADO NA ERA DA INFORMAÇÃO TORNA IMPERATIVO QUE CADA EMPRESA RESERVE UM
TEMPO SIGNIFICATIVO PARA EXAMINAR E PERGUNTAR QUE ADAPTAÇÕES DEVERÁ EMPREENDER
AGORA PARA SOBREVIVER E PROSPERAR".
Por meio de banco de dados internacionais, par- ABIHPEC, sendo referência de informação para
cerias com institutos de pesquisa, além de contato alcançarem seus objetivos e continuarem a defe-
direto com empresas associadas, o departamento sa dos interesses do setor.
de Inteligência de Mercado busca, analisa e acom-
panha dados estatísticos e macroeconômicos estra- PAINEL DE DADOS DE MERCADO
tégicos relativos ao mercado de HPPC. Com isso,
fornece informações consolidadas, com o fim de Entre as inúmeras atividades da área em 2017,
auxiliar as associadas a identificar oportunidades damos destaque para o novo Painel de Dados de
de mercado e criar planos de ação em um merca- Mercado, um sistema próprio de pesquisa para
do global cada vez mais competitivo e exigente. medir o mercado brasileiro de HPPC, onde as
empresas associadas à ABIHPEC disponibilizam
O departamento também realiza um Cross seus dados por produto em volume (toneladas e
Checking (cruzamento de dados) destas informações unidades) e valores (reais).
e análises usando múltiplos critérios para captura
de dados que garantem a prospecção do mercado O sistema, que teve seu desenvolvimento au-
de HPPC. O resultado dessa intensa atividade ditado e certificado pela KPMG confirmando não
é a base necessária para que empresas associadas ter riscos de segurança ou invasão, entra em fun-
estejam munidas de informações preciosas para cionamento em 2018.
alimentar o seu planejamento estratégico.
As informações e relatórios gerados pela fer-
FLUXO DE INFORMAÇÃO INTERNA ramenta online são disponibilizados às empre-
sas participantes. Eles permitem mensurar a re-
O departamento gera informações e insights, al evolução de mercado, uma vez que estes dados
trabalhando em sinergia com áreas internas da são reais e não estimados, garantindo maior as-
sertividade nas análises.