Mãos Pro Futuro

MÃOS PRO FUTURO

Há 17 anos, a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vem fazendo da parceria com catadores de materiais recicláveis o foco central do Programa Mãos Pro Futuro que contempla os três fundamentos da sustentabilidade: preservação ambiental, benefício social e viabilidade econômica.

Criado pela ABIHPEC em 2006 – se antecipando à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – o Mãos Pro Futuro é hoje realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e com a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI).

Em 2023, o programa ganhou uma nova identidade visual. O Dê a Mão Para o Futuro se tornou Mãos Pro Futuro. A mudança trouxe uma apresentação repaginada, com alteração do logotipo, novo vídeo institucional, site mais moderno e interativo e a criação de redes sociais proprietárias, instagram e facebook.

Além disso, criou o Selo Mãos Pro Futuro que tem como objetivo comunicar ao consumidor o trabalho realizado pelo programa nas embalagens dos produtos das empresas participantes do programa.

Segundo o Relatório de resultados de 2022, o Programa está presente nos 27 estados brasileiros e  atende 182 cooperativas,  envolvendo cerca de 6.000 cooperados e, dessa forma, unindo ações que viabilizem a recuperação e reciclagem de embalagens pós consumo, reduzindo assim o volume de materiais que seriam destinados aos aterros e, em paralelo, criando oportunidades para a melhoria das condições de trabalho, qualidade de vida e renda dos catadores de materiais recicláveis.

Em 2019, o Programa foi selecionado pela ONU – CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) como case de Big Push de Sustentabilidade no Brasil ao atender a sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Esta conquista ratifica o compromisso do programa em contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor de HPPC, por meio de seu pioneirismo em logística reversa.

O projeto envolve a promoção de discussões sobre a criação de políticas públicas e práticas privadas para fomentar a produção de um ciclo virtuoso e sustentável de crescimento econômico, gerador de emprego e renda, redutor de desigualdades e brechas estruturais, além de promotor de sustentabilidade.

O Programa Mãos Pro Futuro busca atender os seguintes objetivos:

  • Colaborar com a melhoria do panorama nacional em relação à correta destinação de resíduos sólidos urbanos, ajudando a reduzir o volume de materiais recicláveis que seriam destinados aos aterros.
  • Viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo por meio de ampliação e melhoria da coleta, triagem, beneficiamento, valorização e comercialização.
  • Desenvolver ações destinadas a apoiar programas de geração de trabalho e renda e que promovam a inclusão social, a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis, desenvolvendo Programas integrados e sustentáveis.
  • Oferecer aos geradores de resíduos sólidos (toda a sociedade), uma opção adequada de gerenciamento de seus resíduos.
  • Oferecer aos recicladores e/ou indústrias transformadoras, matérias-primas devidamente coletadas e processadas.

Saiba mais sobre o Mãos Pro Futuro: www.maosprofuturo.org.br

Siga-nos nas redes! @mãosprofuturo      

Clique aqui e confira a agenda!

Clique aqui e saiba mais sobre os ''Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU''

Open chat
Como posso te ajudar?