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56 ÁREA TÉCNICA E REGULATÓRIA                                           ANUÁRIO ABIHPEC 2018

Registros do encontro anual do ICCR, sediado no Brasil                  cos frente às alterações regulatórias conforme
                                                                        indicado nos anuários anteriores.
               que reúne reguladores e indústria de regiões estratégi-
               cas do globo, ajudado a direcionar a regulação nacio-        Um dos pontos que mereceu atenção fo-
               nal ao encontro das melhores práticas internacionais”.   ram as atividades pela simplificação de pro-
                                                                        cedimentos administrativos e regulatórios. O
          TEMPOS DE REGISTRO                                            objetivo deste macrotema é aproximar o mo-
                                                                        delo de fiscalização pré-mercado (análise de
               Enquanto o país avança em seu posicionamen-              documentos e papéis) para um controle de um
               to técnico-regulatório internacional, no mer-            pós-mercado (o produto na gôndola, evitando
               cado interno a indústria ainda sente os efeitos          inclusive falsificações), como já é feito em lo-
               da crise política iniciada em 2014, enfrentando          cais de referência como Estados Unidos e Co-
               decisões arbitrárias e muitas vezes inconstitu-          munidade Europeia.
               cionais. A maior parte das atividades, portanto,
               continua sendo minimizar impactos econômi-                   Um grande avanço já havia sido feito em
                                                                        2015 quando apenas cinco categorias (30% do
                                                                        mercado) ficaram sujeitas a registro: repelen-
                                                                        te, protetor solar, produtos infantis, alisantes
                                                                        capilares e álcool gel – os outros produtos de-
                                                                        vem realizar somente comunicação prévia, pois
                                                                        são de baixo risco sanitário. No entanto, a di-
                                                                        minuição de número de notificações – que de-
                                                                        veria facilitar o processo de análise dentro da
                                                                        ANVISA – continua sendo uma barreira no
                                                                        sentido de demandar muito tempo (alterações
                                                                        na rotulagem chegam a demorar 159 dias para
                                                                        serem aprovadas, por exemplo).

                                                                            Alguns problemas centrais impactaram
                                                                        a evolução dos tempos: a instabilidade polí-
                                                                        tica que impediu a manutenção de equipes
                                                                        técnicas qualificadas frente aos órgãos sa-
                                                                        nitários; dificuldade de funcionamento dos
                                                                        sistemas de comunicação eletrônica (funcio-
                                                                        namento do SGAS - Sistema de Automação
                                                                        de Registro de produtos de higiene pesso-
                                                                        al, perfumes e cosméticos e Datavisa), entre
                                                                        outros. O impacto desta falta de previsibili-
                                                                        dade é enorme, especialmente para as multi-
                                                                        nacionais que, muitas vezes, deixam o Brasil
                                                                        de fora de seus lançamentos mundiais, dimi-
                                                                        nuindo investimentos e, consequentemente,
                                                                        a oferta de trabalho.
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