Fóruns Regulatórios Internacionais

Em busca da contínua evolução regulatória, a ABIHPEC participa ativamente, monitorando tendências e defendendo o posicionamento de nossa indústria nos principais fóruns internacionais de normatização e regulamentação de produtos HPPC:

CASIC

Na América Latina, a ABIHPEC participa ativamente da CASIC (Associação Latino-Americana do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para realização das reuniões anuais das autoridades sanitárias latino-americanas. Junto a CASIC a ABIHPEC representa a indústria de HPPC, promovendo a harmonização das legislações em cooperação com outras organizações internacionais semelhantes, em igualdade de condições.

IAC - Colaboração Internacional de Associações de Indústrias

Principal grupo internacional de colaboração técnica entre Indústrias do Setor de HPPC. Trata-se de uma rede virtual voluntária de atualização de informações e troca de experiências regulatórias formada por mais de 40 Associações de indústria de HPPC em todo o mundo, incluindo Estados Unidos e Europa. Desde junho de 2017 a ABIHPEC está na presidência dos trabalhos deste grupo, a qual se encerrará em junho de 2020.

ISO TC 217/ABNT CB 57

A ABIHPEC participa por meio do Comitê Brasileiro – CB 57 de Cosméticos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, no comitê da ISO/TC 217 da ISO – International Organization for Standardization, grupo mundial de normalização dos produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

O ABNT/CB-57, sob gestão da ABIHPEC, atua na normalização do setor compreendendo produtos, processos, serviços e matérias-primas no que concerne à terminologia, requisitos, classificação e métodos de ensaio, boas práticas e outras generalidades, respaldado pela ABNT. É oficialmente o único fórum nacional de normalização para o setor de HPPC, atribuição garantida pela Resolução nº 7/1992, Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO).

Este comitê participa desde 2004 como o-member (membro observador) das atividades desenvolvidas no comitê da ISO/TC 217, grupo mundial de regulamentação global dos produtos de HPPC. Em 2011, o Brasil tornou-se p-member (membro participante) e entrou definitivamente no cenário decisório das normalizações de produtos e processos de HPPC, e tem estado presente em todas as reuniões presenciais, que vem trazendo benefícios diversos para o setor.

ICCR - Cooperação Internacional em Regulamentação para Produtos Cosméticos

A ABIHPEC juntamente com a ANVISA representa o Brasil no ICCR – International Cooperation on Cosmetics Regulation que é um grupo de cooperação internacional em regulamentação para produtos cosméticos. Este grupo se reúne anualmente e tem como objetivo remover obstáculos regulatórios entre as regiões, minimizar barreiras técnicas entre o comércio internacional – mantendo alto nível de proteção aos consumidores.  Além do Brasil, o grupo é composto por representantes do governo e a iniciativa privada do Canadá, da Comunidade Europeia, do Estados Unidos da América e do Japão.

Mercosul - Mercado Comum do Sul

A ABIHPEC atua ativamente nas discussões junto a ANVISA no Subgrupo de Trabalho n° 11 – Saúde/ cosméticos e junto ao INMETRO do Subgrupo de Trabalho n° 3 – Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade de Produtos Pre-medidos, comissões responsáveis pelas regulamentações sanitárias e metrológicas no Mercosul pertinentes ao setor de HPPC.  Os trabalhos são organizados de acordo com uma Pauta Negociadora, de interesse comum, da qual constam temas priorizados.
Mercosul.

Open chat
Como posso te ajudar?