Boas Práticas de Fabricação - Indústrias de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes - page 21

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As Boas Práticas de Fabricação para os
produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos
e Perfumes, internalizada no Brasil sob
o instrumento legal RDC Nº 48/13, tem
como foco, nesta nova edição, a
Gestão da
Qualidade
. Sob este novo direcionamento,
o elemento evolutivo será bem visível
a medida que sua prática apresentar os
primeiros resultados.
Neste sentido, e com a finalidade de permitir
uma visualização ampla, apresentamos,
na Figura 1, um modelo esquemático de
Gestão da Qualidade desenvolvido pelos
alunos da Escola de Engenharia da UFMG,
para uma visualização de seu todo de forma
integrada.
Por sua perspectiva, a melhoria contínua
tem sido considerada sinônimo da
Qualidade Total, por ser um sistema
destinado a investir continuamente em
mecanismos de melhoria, ou seja, aumento
da adequação de produtos e serviços, ao
fim que se destinam, para a satisfação
plena de seus clientes internos, externos e
consumidores.
1 Liderança
Definir e desenvolver perfis de liderança eficazes no estabelecimento,
na internalização, disseminação e na prática de diretrizes e valores que
promovam a excelência de desempenho, considerando a satisfação
das pessoas.
1 Planejamento
Estratégico
Definir negócio, a missão, a visão e os objetivos com foco em todas
as pessoas da organização, estabelecendo os diferentes competitivos
e analisando o mercado.
1 Plano de
Ação
Definir as ações a serem tomadas para alcançar as metas propostas,
baseadas nos objetivos da organização, utilizando dados levantados
na análise do mercado (ambiente externo) e ambiente interno.
1
Padronização
de Processos e
Atividades
Definir processos vitais e de suporte. Identificar os pontos criticos
e padronizar as atividades. Introduzir Controle da Qualidade para
monitorar os pontos críticos do processo, garantindo confiabilidade
do mesmo. Treinar funcionários nas atividades padronizadas.
Definir estrutura organizacional, com funções e responsabilidades
delimitadas, conhecidas e divulgadas em toda a organização. Todos
os processos da organização devem ser definidos e padronizados,
quando excecutados rotineiramente: marketing, P&D, processos
relacionados a clientes, compras, produção,manutenção,controle da
qualidade, ditribuição e entrega, comunicação, RH e outros.
1 Sistema de
Indicadores
Definir indicadores de desempenho para os processos, produtos
e pessoas
.
1 Sistema de
Garantia da
Qualidade
Implementar controle em processo, monitorar controle da qualidade,
sistema de inspeções, auditorias. Definir ferramentas de qualidade
e disseminá-las através dos programas participativos em busca de
melhorias contínuas e comprometimento dos funcionários.Trabalhar
com Métodode Análise e solução de problemas.Girar ciclo PDCA.
1 Sistemas
Participativos
Implantar sistema de sugestões, Programa 5S, CCQ e outros.
Figura 01 - Modelo de Sistema de Gestão da Qualidade
(Fonte: Revista Fármacos & Medicamentos, jan./fev. 2003).
O funcionamento do Sistema de Gestão proposto conduzirá a obtenção da satisfação de
todas as pessoas com as quais a organização interage, assegurando a sustentabilidade e
vitalidade do négocio, compresença respeitável na sociedade.
*Pessoas: clientes, funcionários, forncedores, acionista e sociedade.
Sistemas de Gestão
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